Cultura UFMG

right direction
  • PDF
alt

Teatro musicado, arte digital, música e meditação: conheça as disciplinas do 1º semestre de 2024  da Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos

São 12 disciplinas, incluindo Passaporte Cultural e Seminários Transversais. Matrículas podem ser feitas a partir de 26 de fevereiro

Programação criativa de computadores, vivências e memórias no  Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, artes manuais têxteis, escuta e análise musical com o auxílio de técnicas de meditação, escrita criativa e o espaço urbano, história e praticas doTeatro Musicado Brasileiro. Estes são alguns dos temas abordados nas diciplinas da Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos oferecidas para o 1º semestre de 2024. São 12 disciplinas ofertadas pela Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult), com matrículas a partir de 26 de fevereiro para estudantes de graduação, pós-graduação e público externo.

Veja a relação completa das disciplinas:
  • Epistemologias dissidentes
  • A Música Interior
  • Documentário conceitual: entre a arte e a antropologia
  • Cidade protagonista - escrita em movimento
  • Oficina de Croquis: Desenho e Criatividade
  • Paisagem, memória e vivência de lugares: uma experiência no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG
  • Teatro Musicado Brasileiro: contextos e práticas
  • Artes manuais têxteis: poéticas e políticas
  • Cinema estrutural
  • Programação criativa: computadores, arte e cultura digital
  • Passaporte Cultural
  • Seminários Transversais

Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos

Iniciada em  2016, a Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos propõe modos de experimentação, criação e discussão acerca das artes e das culturas, de forma a articular extensão, ensino e pesquisa, assim como investir na formação cultural, artística, cidadã e crítica dos estudantes. As disciplinas podem ser cursadas de modo isolado (sendo integralizadas como carga horária de Formação Complementar Livre ou Aberta, a critério do Colegiado de origem de cada estudante) ou em conjunto (o estudante que cursar ao menos 300 horas em disciplinas terá direito ao certificado da Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos).  Mais informações no link.

Um dos destaques são as modalidades denominadas Passaporte Cultural e Seminários Transversais, que permitem aos estudantes receberem créditos por assistir a eventos relacionados às artes e às culturas. A disciplina Passaporte Cultural confere créditos acadêmicos ao estudante que comparecere como público de produções culturais ofertadas em espaços e instituições culturais parceiras da Procult. Já a disciplina Seminários Transversais confere créditos aos estudantes pela participação em seminários, colóquios, simpósios e outros eventos similares que proporcionem o debate sócio-político-econômico e estético de questões emergentes em âmbitos nacional e internacional sob a perspectiva das culturas e das artes e mesmo de outras áreas do conhecimento que possam contribuir para a expansão do olhar e perspectiva críticas do discente.A matrícula formal nestas atividades deve ser realizada depois que as atividades tiverem sido concluídas.

Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos - 2024/1

Lista de disciplinas ofertadas: www.ufmg.br/cultura

Período de matrícula:

Estudantes de graduação - 26 e 27/02 pelo SIGA
Público externo (disciplina isolada) - informações na página da Prograd.

Você está aqui: Home