CPA - Comissão Própria de Avaliação - Planejamento 2014-2017
A CPA da UFMG trabalha com o planejamento de atividades de estudos de autoavaliação abrangendo as 10 dimensões do SINAES. Anualmente são propostos, executados e discutidos os temas mais pertinentes, considerando-se o PDI e o contexto atual em que a UFMG se insere. Busca-se valorizar a autoavaliação como caminho para um sentido ideal de avaliação que se liberte do objetivo de regulação e de ranqueamento, ambos deletérios para a finalidade maior da avaliação que é a busca de qualidade e relevância social.
Para o Relatório de março de 2016, a CPA elaborou a seguinte proposta:
EIXO DE AVALIAÇÃO |
TEMAS ESPECÍFICOS DA UFMG |
PROPOSTAS 2015-2016 |
Eixo 1 |
Avaliação Externa e autoavaliação |
- Avaliação dos Cursos de Graduação* - Ênfase: Educação à distância, cursos noturnos e Licenciaturas (Relatório Enade, Visitas, etc) |
Eixo 2 |
Politicas Transversais |
- Analisar as ações afirmativas e relacionadas às políticas de inclusão na UFMG - Analisar as ações da DAC (Cultura) |
PDI |
- Avaliar metas e ações propostas no PDI 2013-2017 |
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Eixo 3 |
Extensão |
- Construir indicadores/critérios internos para avaliação da Extensão que permitam a comparação ao longo do tempo da evolução nas dimensões avaliadas. |
Internacionalização |
- Construir indicadores/critérios internos para avaliação da Internacionalização que permitam a comparação ao longo do tempo da evolução nas dimensões avaliadas. |
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Pós-graduação e pesquisa |
- Avaliação da Pós-graduação na perspectiva do ensino e da formação de professores e pesquisadores. |
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Inovação no Ensino |
- Discussão sobre PPC dos cursos e fortalecimento/ legitimação dos NDEs. - Congresso de Ensino GIZ/PROGRAD |
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Graduação |
- Elaborar artigos científicos a partir dos estudos desenvolvidos pela CPA (Expansão e Taxa de Conclusão) em 2014/2015 e buscar a publicação na Revista Docência do Ensino Superior. - Plano nacional de educação (lei 13.005, 2014). - Evasão nos cursos de graduação e suporte psicopedagógico ao estudante da UFMG - Reformulação do questionário de avaliação discente |
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Comunicação |
- Planejar a divulgação da avaliação institucional e dos cursos com vistas à criar uma “cultura” de avaliação na UFMG. - Melhorar o acesso e o trânsito das informações referentes à vida acadêmica. |
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Eixo 4 |
Políticas de Pessoal, Organização e Sustentabilidade financeira |
Acompanhar as metas propostas no PDI e planejamento estratégico da PROPLAN. |
Eixo 5 |
- Analisar a avaliação da PRORH sobre infraestrutura. - Avaliar as ações do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFMG (NAI) e Educaçào Ambiental |
*Proposta de Avaliação dos Cursos de Graduação
Atividade |
CICLO VERDE |
CICLO AZUL |
CICLO VERMELHO |
Realização da prova e seus preparativos |
2013/2016 |
2014/2017 |
2015 |
Discussão dos resultados em cada curso |
2014 |
2015 |
2016 |
Realização de Seminários e Grupos focais, por área |
2015 |
2016 |
2017 |
Outros projetos a serem desenvolvidos pela CPA, incluem: