DAI - Diretoria de Avaliação Institucional

A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes, Lei 10.861, 2004) e visa à melhoria da qualidade da educação superior e ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior.

Divide-se em duas modalidades:

  • Avaliação externa – Realizada pelo Inep/MEC, compostas por membros externos, pertencentes à comunidade acadêmica e científica, tendo como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das autoavaliações.
  • Autoavaliação – Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da autoavaliação institucional da CONAES

A avaliação da Educação Superior realizada pelo Inep/MEC abrange três aspectos:

  • Avaliação do desempenho dos estudantes – Enade (participação em ciclos avaliativos trienais)
  • Avaliação de cursos: Inicialmente pensada na avaliação externa (visita de comissões designadas pelo INEP, "in loco") de todos os cursos. Atualmente, a avaliação está atrelada aos processos de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos (Regulação) e ao ciclo do Enade. A avaliação externa é feita para os cursos novos e, para os cursos em regime, ela é determinada pelo CPC (Conceito Preliminar de Curso) do Curso. Cursos com CPC inferior a 3, são avaliados "in loco".
  • Avaliação da Instituição: baseada na autoavaliação conduzida por sua Comissão Própria de Avaliação (CPA) e na avaliação externa realizada dentro dos processos de recredenciamento (Regulação) da UFMG. Atualmente, é exigido anualmente um relatório de autoavaliação da Instituição elaborado pela CPA.

A autoavaliação tem como objetivos principais:

  1. Produzir conhecimentos;
  2. Discutir os sentidos do conjunto de atividades e finalidades da IES;
  3. Identificar as causas de seus problemas e suas deficiências;
  4. Aumentar a consciência pedagógica e a capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo;
  5. Fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais;
  6. Tornar mais efetiva a vinculação da IES com a comunidade;
  7. Avaliar a relevância científica e social de suas atividades e produtos;
  8. Prestar contas à sociedade (accountability).

A autoavaliação compreende um autoestudo, tendo como referência as diretrizes de avaliação propostas pelo MEC (CONAES), acrescido de indicadores específicos (conceito dos cursos, índice geral de cursos, avaliação da CAPES), análise do projeto pedagógico e do projeto de desenvolvimento institucional (PDI), informações do cadastro e do censo da IES, estudos próprios, entre outras fontes. Trata-se de um processo contínuo por meio do qual a instituição constrói conhecimento sobre sua própria realidade. Para tanto, sistematiza informações, analisa coletivamente os significados de suas realizações, identifica pontos fracos, bem como pontos fortes e potencialidades, e estabelece estratégias de superação de problemas. Autoavaliação é, portanto, um processo cíclico, criativo e renovador de análise, interpretação e síntese das dimensões que definem a Instituição.

A Diretoria de Avaliação Institucional (DAI) busca coordenar e promover os processos de autoavaliação institucional e dos cursos, sendo responsável pela interlocução com o MEC no que concerne às informações sobre a Universidade.

Atividades desenvolvidas pela Diretoria de Avaliação Institucional

CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Anualmente, a DAI realiza a coleta de dados sobre a UFMG para informar ao INEP/MEC. O Censo da Educação Superior reúne informações sobre os cursos de graduação presencial e a distância, vagas oferecidas, inscrições, matrículas, ingressantes e concluintes, além de informações sobre alunos, docentes e servidores técnico-administrativos.

CADASTRO DA UFMG NO SISTEMA E-MEC
O cadastro das instituições de educação superior, e de todos os seus cursos de graduação e especialização, integra o sistema e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior no sistema federal de educação. É a base para o preenchimento do Censo da Educação Superior, instrumento de consulta para avaliadores de cursos e de instituições e a via por meio da qual são feitas as inscrições no Sistema de Seleção Unificada – SISU. O cadastro também tem uma visualização no portal do MEC, para público em geral.

PROCESSOS REGULATÓRIOS: RECREDENCIAMENTO INSTITUCIONAL
A DAI coordena o processo de recredenciamento institucional, presencial e a distância. Prepara e acompanha as visitas de avaliação institucional externa. Os relatórios das comissões de avaliação e as portarias publicadas são analisadas, discutidas e arquivadas.

PROCESSOS REGULATÓRIOS: RECONHECIMENTO E RENOVAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO
A DAI organiza os processos de renovação de reconhecimento de cursos de graduação. Acompanha a tramitação dos processos no e-MEC, transmitindo, aos coordenadores e à Diretoria Acadêmica da Prograd, informações sobre visitas de avaliação e demandas por informações adicionais. Cuida, ainda, dos procedimentos necessários para a realização da visita das comissões de avaliação externa. Os relatórios das comissões de avaliação e as portarias publicadas são analisados, discutidos e arquivados.

EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE)
A DAI cuida da preparação, da inscrição dos estudantes habilitados e irregulares e, em conjunto com os coordenadores dos colegiados, da divulgação e do acompanhamento da participação dos alunos no exame. Realiza estudos e discute os resultados com colegiados e NDEs.

SUPORTE TÉCNICO E ADMINISTRATIVO PARA A CPA
A DAI é responsável por fornecer suporte administrativo para a Comissão Própria de Avaliação (CPA). Viabiliza o acesso à documentação, produção de questionários e realização de estudos. A secretaria da DAI estabelece o cronograma de reuniões, participa das reuniões e colabora na elaboração das atas.

 

Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - Belo Horizonte - MG - CEP 31270-901 - Fone: +55 (31) 3409-5516 / Fax: +55 (31) 3409-4531

Clique aqui e
leia a Autoavaliação
2018

Instrumento de Avalia��o Institucional INEP/MEC