O prazo de submissão de trabalhos para apresentação no 21º Congresso de Ensino Superior a Distância (ESUD) e o 10º Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD) foi prorrogado até 25/8.

Os eventos, sediados na UFMG, no campus Pampulha, entre 11 e 14 de novembro, aceitarão trabalhos em dois formatos: artigo científico, com, no mínimo, dez páginas e, no máximo, 12; e relatos de experiência, com número de páginas entre 5 e 7, incluindo figuras, gráficos e referências. Os textos poderão ser escritos em português, inglês e espanhol.

Cada trabalho poderá ter até seis autores, dos quais pelo menos um deverá estar inscrito e com inscrição quitada até 15 de setembro. Somente os integrantes que fizerem as apresentações, exclusivamente na  modalidade presencial, receberão certificado de apresentação. Não há limites para número de trabalhos a serem submetidos por cada inscrito.

Confira o novo cronograma após a extensão do prazo de submissões.

Trilhas temáticas 

Os artigos ou relatos de experiência podem se filiar a uma das seis linhas temáticas definidas pelo Comitê Científico dos congressos:

1) Gestão, Governança e Políticas Públicas;

2) Qualidade e Institucionalização da EaD (Educação Aberta e a distância);

3) Modelos pedagógicos, Trilhas de Aprendizagem e metodologias;

4) Transformação Digital, Inovação e Produção materiais didáticos em EaD

5) Formação docente para atuação na EaD e

6) Assistência estudantil, Acessibilidade e Inclusão na EaD.

O envio dos trabalhos deverão ser feitos pelo sistema de submissões do Núcleo Educacional de Tecnologias e Línguas da Universidade Federal do ABC, no qual há mais informações sobre o envio das propostas e

Disrupção tecnológica em pauta 

A programação dos eventos, que incluirão, além da apresentação de trabalhos, palestras, painéis seguidos por sessões de debates, oficinas, minicursos e números culturais, tratará de questões relevantes para os rumos do ensino a distância no Brasil a partir do tema central, “Disrupção Tecnológica e Política na EaD”.

Pontos como os impactos das novas tecnologias, como os recursos baseados em Inteligência Artificial, e o novo marco que regulamenta a modalidade no país, vigente a partir de maio deste ano, figurarão entre os pontos discutidos. Confira a programação, sujeita a alterações, nas páginas dos congressos, organizados pela Diretoria de Educação a Distância e Educação Digital (DEDD/UFMG) com o apoio da Associação Universidade em Rede (UniRede).

Informações: www.ufmg.br/dedd/esud2025 e esud2025@ufmg.br.