Apresentação UFMG
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é uma instituição pública de ensino superior de excelência, reconhecida como referência nacional em termos da produção acadêmico-científica e da formação de profissionais
A UFMG oferece 75 cursos de graduação e 70 de pós-graduação stricto sensu e 84 lato sensu, em todas as áreas do conhecimento, reunindo cerca de 50 mil alunos. Criada em 1927, a UFMG está estruturada nos pilares ensino, pesquisa e extensão. Configura-se como um bem público da sociedade, na medida em que promove intensa articulação entre interesses sociais e científicos.

Ensino
Os resultados alcançados pela UFMG no âmbito da graduação podem ser verificados por meio dos elevados índices de produção intelectual e científica. Isso pode ser comprovado pelos ótimos resultados obtidos nos principais índices: Conceito Preliminar do Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos (IGC). Ambos são baseados nos valores do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e em parâmetros como a qualidade do corpo docente, a infraestrutura e o programa pedagógico.
No que tange à pós-graduação, os resultados podem ser medidos pelos conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que avalia a qualidade do ensino, a produção científica e a infraestrutura de cursos de mestrado e doutorado. Cerca de 63% dos programas de pós-graduação stricto sensu da UFMG obtiveram, até 2011, as melhores notas na avaliação da Capes.
A Universidade oferece cursos de educação a distância da UFMG, que se estruturam nos níveis de graduação, especialização, aperfeiçoamento e atualização. Esses cursos estão presentes em 24 cidades polo, espalhadas por todas as regiões do estado.

Pesquisa
Centro de excelência em pesquisa, a UFMG ostenta projetos de ponta em seus 804 grupos formalmente cadastrados no Diretório Nacional de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). Em termos de produção científica no Brasil e no exterior, trabalhos desenvolvidos por pesquisadores da Universidade estão constantemente presentes em artigos acadêmicos, capítulos de livros, textos publicados em eventos acadêmico-científicos. Essa intensa atividade de pesquisa tem resultado no crescimento significativo do número de patentes, nacionais e internacionais, depositadas ou registradas em nome da UFMG. Considerando os valores mundiais, a instituição é uma das que mais contribui para o número de patentes registradas pelo Brasil.

Extensão
Tudo o que a Universidade produz retorna à sociedade, como, por exemplo, os frutos das pesquisas que contribuem para a melhora da qualidade de vida das pessoas. E tudo o que é de vital interesse para a população também o é para a Universidade. Nesse contexto, a UFMG desenvolve, em todos os cursos, inúmeras atividades de extensão. São realizados programas, projetos, cursos, eventos, prestação de serviços, assessorias e consultorias.

UFMG e o mundo
A UFMG mantém constante cooperação com outras instituições de ensino superior, centros de pesquisa e os mais diversos setores da sociedade brasileira, estabelecendo, assim, uma enriquecedora parceria nos processos de desenvolvimento socioeconômico e cultural de várias localidades. Assim, a Universidade assina acordos e parcerias, calcados nos princípios de multilateralidade e reciprocidade, com instituições de todos os continentes.

A UFMG
A UFMG organiza-se em três campi: o campus Pampulha, que reúne a Reitoria, os órgãos da administração central e a maioria das Unidades Acadêmicas; o campus Saúde, onde se localizam a Faculdade de Medicina, a Escola de Enfermagem e o Complexo do Hospital das Clínicas; e o campus Montes Claros, onde se localiza o Instituto de Ciências Agrárias. A Faculdade de Direito e a Escola de Arquitetura localizam-se na região central de Belo Horizonte.

É uma instituição que oferece ampla rede de museus, espaços de ciência e de fruição cultural, como o Centro Cultural, o Conservatório UFMG, o Museu de História Natural e Jardim Botânico, todos abertos ao público. A Editora UFMG e suas livrarias são espaços de aquisição de conhecimento. Eventos como o Festival de Inverno e o Festival de Verão também propiciam a aprendizagem. No que se refere à saúde, a UFMG oferece atendimento à população por meio do Hospital das Clínicas, na área central de Belo Horizonte, e do Hospital Risoleta Tolentino Neves, na região norte da cidade, além de atendimento odontológico, realizado no campus Pampulha. Para os animais, o atendimento é feito no Hospital Veterinário. O Centro Esportivo Universitário (CEU) e o Centro de Treinamento Esportivo (CTE) constituem espaço para o esporte e o lazer.

As fundações de apoio da UFMG
A UFMG conta com os serviços de 5 (cinco) fundações de apoio, as quais atuam na gestão das atividades de ensino, pesquisa e extensão, por meio de projetos e programas. Desempenham as ações administrativas necessárias para o bom andamento das atividades da Universidade, por isso são fundamentais para o crescimento desta. As fundações de apoio fazem parte da história da UFMG. Cada uma delas possui suas especificidades, conforme se segue.

Apoio aos estudantes
Além das fundações que atuam na gestão das atividades de ensino, pesquisa e extensão, a UFMG conta com uma fundação que dá apoio aos seus estudantes. Trata-se da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), que concede assistência nas seguintes áreas: alimentação, por meio de quatro restaurantes universitários; moradia universitária, em Belo Horizonte e em Montes Claros, para alunos oriundos de outras cidades; saúde, mediante atendimento médico, odontológico e psicológico; bolsas e estágios; e programas de complementação educacional voltados para a formação acadêmica e cidadã dos estudantes.

Texto fonte: aqui.