Institucional

Sobre a Diretoria de Governança Informacional

A Diretoria de Governança Informacional (DGI) é um órgão consultivo e auxiliar, vinculado à administração central da Universidade, que se dedica a ações e parcerias orientadas a assuntos que envolvam diferentes iniciativas e políticas institucionais relacionadas à promoção da governança informacional na UFMG.

A DGI tem como meta subsidiar, do ponto de vista da governança informacional, a defesa dos interesses públicos em matéria de educação, cultura, ciência & tecnologia e a promoção da transparência na interface Universidade-sociedade.

Trata-se de uma iniciativa pioneira no âmbito das universidades públicas brasileiras.
A DGI toma como referência as formulações das organizações sócio históricas, nacionais e internacionais, que propõem políticas e articulam a opinião pública em prol da democratização da informação como instrumento que subsidia a autonomia esclarecida dos cidadãos e o bem comum.

Áreas de Atuação

Áreas de atuação


A DGI reúne a Ouvidoria-Geral da UFMG e o SIC (Serviço de Informação ao Cidadão). Está diretamente envolvida na elaboração da Carta de Serviços da UFMG, de seu Plano de Dados Abertos e na discussão sobre a Política de Documentos Sigilosos. Também compõe o comitê gestor do Repositório Digital da UFMG;

 

Ouvidoria


Equipe

Diretora

Joana Ziller

Técnicas-administrativas

Aline Cândido Domingos Teixeira

Gleice Mônica Rodrigues de Carvalho

Parceiros


Programa Saberes Plurais: apoiado pelo PROEXT/ MEC/ SESu