Notícias

  • UFMG elimina documentos de acordo com normativas institucionais

    UFMG elimina documentos de acordo com normativas institucionais

    A gestão eficiente de documentos é fundamental para qualquer instituição, e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) não é exceção. Recentemente, a Diretoria de Arquivos Institucionais da UFMG conduziu um processo de eliminação de documentos conforme as normativas estabelecidas. A coleta ocorreu nos dias 09, 28 e 29 de fevereiro, e 01 e 05 … Continue lendo UFMG elimina documentos de acordo com normativas institucionais →Leia Mais »
  • DIARQ participa do Congresso de Arquivologia do Mercosul, realizado no Paraguai

    DIARQ participa do Congresso de Arquivologia do Mercosul, realizado no Paraguai

    No período de 7 a 10 de novembro, a Diretoria de Arquivos Institucionais (DIARQ) esteve representada na X Reunião de Arquivos Universitários, realizada no âmbito do Congresso de Arquivologia do Mercosul, sediado no Paraguai. Durante o evento, a Técnica de Arquivo Lilian Aparecida Moreira Reis e a Assistente em Administração Erika Campos Martins Fernandes apresentaram … Continue lendo DIARQ participa do Congresso de Arquivologia do Mercosul, realizado no Paraguai →Leia Mais »
  • DIARQ participa de evento sobre Governança e Gestão Arquivística

    DIARQ participa de evento sobre Governança e Gestão Arquivística

    A Diretoria de Arquivos Institucionais da UFMG (DIARQ) participou do III Fórum Estadual de Gestão de Documentos, organizado pelo Arquivo Público Mineiro, no dia 10 de novembro, no auditório JK da Cidade Administrativa de Minas Gerais. O evento contou com a participação de diversos órgãos públicos do Executivo e Judiciário de Minas Gerais e Federal. … Continue lendo DIARQ participa de evento sobre Governança e Gestão Arquivística →Leia Mais »
  • DIARQ lança mais três Trilhas de Aprendizagem

    DIARQ lança mais três Trilhas de Aprendizagem

    Em conformidade com o compromisso de orientação e capacitação de servidores da UFMG em gestão de documentos, a DIARQ lançou mais três Trilhas de Aprendizagem, em parceria com a Divisão de Desenvolvimento de Pessoas (DPP): Trilha de Aprendizagem em Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD Trilha de Aprendizagem em Lei de Acesso à … Continue lendo DIARQ lança mais três Trilhas de Aprendizagem →Leia Mais »
  • BOLETIM DIARQ: conectando servidores técnicos, docentes e discentes para uma universidade mais eficiente e transparente

    BOLETIM DIARQ: conectando servidores técnicos, docentes e discentes para uma universidade mais eficiente e transparente

    A Diretoria de Arquivos Institucionais da UFMG apresenta o Boletim DIARQ, um novo canal de comunicação que visa unir servidores técnicos, docentes e discentes em torno de dois elementos fundamentais para a promoção de uma universidade cada dia mais eficiente e transparente: a gestão adequada dos documentos e o acesso à informação institucional. A proposta … Continue lendo BOLETIM DIARQ: conectando servidores técnicos, docentes e discentes para uma universidade mais eficiente e transparente →Leia Mais »
  • DIARQ lança Orientações Técnicas para padronização de procedimentos na UFMG

    DIARQ lança Orientações Técnicas para padronização de procedimentos na UFMG

    A Diretoria de Arquivos Institucionais da UFMG (DIARQ/UFMG) lançou em seu site algumas orientações técnicas (OTs) destinadas à padronização de procedimentos. Essas diretrizes representam um marco significativo em sua busca constante pela excelência, visando aprimorar a eficiência e qualidade dos processos da comunidade acadêmica. As orientações técnicas fornecem um valioso recurso para a comunidade de … Continue lendo DIARQ lança Orientações Técnicas para padronização de procedimentos na UFMG →Leia Mais »
  • DIARQ divulga lista de candidatos selecionados para o Curso Básico de Gestão de Documentos Arquivísticos (Oferta 2023/02)

    DIARQ divulga lista de candidatos selecionados para o Curso Básico de Gestão de Documentos Arquivísticos (Oferta 2023/02)

    A Diretoria de Arquivos Institucionais da Universidade Federal de Minas Gerais (DIARQ/UFMG) divulgou as listas de candidatos selecionados para o Curso Básico de Gestão de Documentos Arquivísticos, edição 2023/02. Foram disponibilizadas duas listas de candidatos selecionados, sendo uma destinada ao público externo e outra para os servidores docentes e técnicos-administrativos da instituição (público interno). Todas … Continue lendo DIARQ divulga lista de candidatos selecionados para o Curso Básico de Gestão de Documentos Arquivísticos (Oferta 2023/02) →Leia Mais »
  • Curso Básico de Gestão de Documentos de Arquivo 2023/02

    Curso Básico de Gestão de Documentos de Arquivo 2023/02

    A Diretoria de Arquivos Institucionais da Universidade Federal de Minas Gerais (DIARQ/UFMG), com o apoio do Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED/UFMG) e da Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH/UFMG), promoverá o Curso Básico de Gestão de Documentos de Arquivo (Oferta 2023/02). O curso será oferecido na modalidade à distância com carga horária de … Continue lendo Curso Básico de Gestão de Documentos de Arquivo 2023/02 →Leia Mais »
  • Oficina de Classificação de Documentos oferecida pela Diarq capacita membros da CPAD – Setorial da Faculdade de Odontologia

    Oficina de Classificação de Documentos oferecida pela Diarq capacita membros da CPAD – Setorial da Faculdade de Odontologia

    Aconteceu com grande sucesso a Oficina de Classificação de Documentos promovida pela DIARQ, proporcionando aos membros da Comissão Setorial Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD – Setorial) da Faculdade de Odontologia uma oportunidade única de aprimorar seus conhecimentos na gestão de arquivos. Realizada nos dias 23 de agosto e 5 de setembro de 2023, a … Continue lendo Oficina de Classificação de Documentos oferecida pela Diarq capacita membros da CPAD – Setorial da Faculdade de Odontologia →Leia Mais »
  • DIARQ transfere documentos passíveis de eliminação de unidades acadêmicas e administrativas para um depósito centralizado

    DIARQ transfere documentos passíveis de eliminação de unidades acadêmicas e administrativas para um depósito centralizado

    A Diretoria de Arquivos Institucionais da Universidade Federal de Minas Gerais (DIARQ/UFMG) realizou, entre os dias 27 e 29 de junho, a transferência de documentos passíveis de eliminação de diversas unidades acadêmicas e administrativas para um depósito centralizado. Essa iniciativa tem como objetivo liberar espaço nas unidades enquanto aguarda a suspensão temporária da eliminação de … Continue lendo DIARQ transfere documentos passíveis de eliminação de unidades acadêmicas e administrativas para um depósito centralizado →Leia Mais »
  • COMUNICADO IMPORTANTE:  Emissão do certificado de conclusão do Curso

    COMUNICADO IMPORTANTE: Emissão do certificado de conclusão do Curso

    Informamos que os certificados de conclusão do curso serão emitidos em até 30 dias após o encerramento da oferta para aqueles que completarem todas as atividades e obtiverem, no mínimo, 60 pontos nas avaliações. Os certificados são documentos oficiais, emitidos pelo CENEX-ECI da UFMG, que atestam a participação e a conclusão bem-sucedida do Curso. Essa … Continue lendo COMUNICADO IMPORTANTE: Emissão do certificado de conclusão do Curso →Leia Mais »
  • DIARQ lança mais uma Trilha de Aprendizagem em parceria com a Divisão de Desenvolvimento de Pessoas (DPP)

    DIARQ lança mais uma Trilha de Aprendizagem em parceria com a Divisão de Desenvolvimento de Pessoas (DPP)

    A equipe da DIARQ, em parceria com a Divisão de Desenvolvimento de Pessoal (DDP), lançou a Trilha de Aprendizagem em Documentos Digitais. As trilhas de aprendizagem são verdadeiros caminhos alternativos e flexíveis para o aprimoramento contínuo de qualquer indivíduo que tenha acesso a elas. Elas representam uma forma estruturada de adquirir conhecimento, desenvolver habilidades e … Continue lendo DIARQ lança mais uma Trilha de Aprendizagem em parceria com a Divisão de Desenvolvimento de Pessoas (DPP) →Leia Mais »
  • Curso Básico de Gestão de Documentos Arquivísticos 2023/01 – Resultado do processo seletivo

    Curso Básico de Gestão de Documentos Arquivísticos 2023/01 – Resultado do processo seletivo

    A Comissão Organizadora do Curso Básico de Gestão de Documentos Arquivístico divulga o resultado final do processo seletivo de cursistas. A lista dos selecionados pode ser consultada na aba Editais, no site do curso. De acordo com o edital do Processo de Seleção de Cursistas para Curso de Extensão da Diarq/UFMG Oferta 2023/1, todos os … Continue lendo Curso Básico de Gestão de Documentos Arquivísticos 2023/01 – Resultado do processo seletivo →Leia Mais »
  • Curso Básico de Gestão de Documentos Arquivísticos (Turma 2023/01)

    Curso Básico de Gestão de Documentos Arquivísticos (Turma 2023/01)

    A Diretoria de Arquivos Institucionais da Universidade Federal de Minas Gerais (Diarq/UFMG), com o apoio do Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED/UFMG) e da Pró-Reitoria de Recursos Humanos (ProRH/UFMG)  promoverá o Curso Básico de Gestão de Documentos Arquivísticos. O curso será oferecido na modalidade à distância com carga horária de 30 horas. O … Continue lendo Curso Básico de Gestão de Documentos Arquivísticos (Turma 2023/01) →Leia Mais »
  • I Seminário – Acervo e Memória: Políticas e aquisição

    I Seminário – Acervo e Memória: Políticas e aquisição

    A UFMG sediará, de 25 a 27 de abril, às 14h, o I Seminário Acervo e Memória. O tema desta primeira edição é “Políticas e Aquisição”. No primeiro dia do evento, José Francisco Guelfi Campos, professor da Escola de Ciência da Informação e Diretor da Diarq, e Sônia Troitiño, professora da Unesp, debatem o papel … Continue lendo I Seminário – Acervo e Memória: Políticas e aquisição →Leia Mais »
  • Diarq oferece oficina de classificação de documento para servidores da PRPG

    Diarq oferece oficina de classificação de documento para servidores da PRPG

    A Diarq ministrou, no dia 6 de março, a oficina de classificação de documentos aos servidores técnicos-administrativo da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFMG. Na oficina foram utilizados, como exemplos, documentos que a Pró-Reitoria usa com mais frequência. O objetivo da oficina é capacitar os servidores e auxiliar os setores administrativos da UFMG na organização dos … Continue lendo Diarq oferece oficina de classificação de documento para servidores da PRPG →Leia Mais »
  • Diarq em parceria com a Divisão de Desenvolvimento de Pessoas (DDP) lançou a Trilha de Aprendizagem em Gestão de Documentos

    Diarq em parceria com a Divisão de Desenvolvimento de Pessoas (DDP) lançou a Trilha de Aprendizagem em Gestão de Documentos

    A equipe da Diarq, em parceria com a Divisão de Desenvolvimento de Pessoal (DDP), lançou a Trilha de Aprendizagem em Gestão de Documentos. As trilhas de aprendizagem são caminhos alternativos e flexíveis para promover o aprimoramento pessoal e profissional de quem as acessa. O conteúdo encontra-se disponível no link abaixo: Trilha de Aprendizagem em Gestão … Continue lendo Diarq em parceria com a Divisão de Desenvolvimento de Pessoas (DDP) lançou a Trilha de Aprendizagem em Gestão de Documentos →Leia Mais »
  • Diarq apresenta noções básicas de arquivo para servidores da Pró-Reitoria de Pós-Graduação – PRPG

    Diarq apresenta noções básicas de arquivo para servidores da Pró-Reitoria de Pós-Graduação – PRPG

    No dia 08 de fevereiro de 2023 a Diarq ministrou uma apresentação sobre noções de gestão de documentos a toda equipe da Pró-Reitoria de Pós-Graduação – PRPG, inclusive com a importante presença dos pró-reitores Profª. Isabela Almeida Pordeus e Prof. Eduardo Soares Neves Silva em todo o evento. Temas como organização dos documentos, avaliação e … Continue lendo Diarq apresenta noções básicas de arquivo para servidores da Pró-Reitoria de Pós-Graduação – PRPG →Leia Mais »
  • Arquivista da DIARQ participa do VII Seminário do Siga

    Arquivista da DIARQ participa do VII Seminário do Siga

    Maria Juliana Nunes da Silva, arquivista da DIARQ/UFMG, participa do VII Seminário do Siga promovido pelo Arquivo Nacional. O evento ocorre em Brasília, nos dias 22 e 23 de novembro de 2022. No evento, serão abordados temas como a Política de Gestão de Documentos e Arquivos, o Programa Transformagov e o Programa de Modernização do … Continue lendo Arquivista da DIARQ participa do VII Seminário do Siga →Leia Mais »
  • DIARQ DISCUTE ACERVO ACADÊMICO

    DIARQ DISCUTE ACERVO ACADÊMICO

    SÉRIE DE WEBNÁRIOS TEMÁTICOS ARQ-SP CONVIDA! Em maio de 2022, por meio da Portaria MEC no. 360, o Ministério da Educação impôs às instituições de ensino superior que integram o Sistema Federal de Ensino a obrigatoriedade de converter para o meio digital parcela significativa de seus arquivos. No evento, promovido pela Associação de Arquivistas de … Continue lendo DIARQ DISCUTE ACERVO ACADÊMICO →Leia Mais »
  • III Seminário Nacional de Governança Arquivística

    III Seminário Nacional de Governança Arquivística

    A Diretoria de Arquivos Institucionais e a Escola de Ciência da Informação da UFMG organizam o III Seminário Nacional de Governança Arquivística (SNGA). O SNGA tem por objetivo promover debates das políticas públicas dos serviços, sistemas e redes de arquivos públicos e privados. Trata-se de um evento que visa favorecer as relações entre diferentes atores … Continue lendo III Seminário Nacional de Governança Arquivística →Leia Mais »
  • Diarq recebe equipe do Ibict

    Diarq recebe equipe do Ibict

    A Diretoria de Arquivos Institucionais da UFMG se reuniu nessa quarta-feira (14/09/2022) com uma comitiva do Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia (IBICT), órgão vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.  Participaram da reunião pelo Ibict o Coordenador Geral de Tecnologias de Informação e Informática, Tiago Braga; e a gerente de projetos do IBICT, … Continue lendo Diarq recebe equipe do Ibict →Leia Mais »
  • Curso Básico de Gestão de Documentos Arquivísticos (Turma 2022/02)

    Curso Básico de Gestão de Documentos Arquivísticos (Turma 2022/02)

    A Diretoria de Arquivos Institucionais da Universidade Federal de Minas Gerais (Diarq/UFMG), com o apoio do Centro de Apoio à Educação a Distância da Universidade Federal de Minas Gerais (CAED/UFMG) promoverá o Curso Básico de Gestão de Documentos Arquivísticos. O curso será oferecido na modalidade à distância com carga horária de 30 horas. O curso … Continue lendo Curso Básico de Gestão de Documentos Arquivísticos (Turma 2022/02) →Leia Mais »
  • Seleção de candidatos a estágio não obrigatório 2022/01 – Resultado do Processo Seletivo

    Seleção de candidatos a estágio não obrigatório 2022/01 – Resultado do Processo Seletivo

    A Diretoria de Arquivos Institucionais da UFMG torna pública o Resultado Final do processo seletivo de candidatos a estágio não obrigatório 2022/01. A lista dos classificados pode ser consultada no site da Diarq, na aba editais. A UFMG entrará em contato com os candidatos aprovados, por e-mail ou telefone, para apresentar os documentos necessários para … Continue lendo Seleção de candidatos a estágio não obrigatório 2022/01 – Resultado do Processo Seletivo →Leia Mais »
  • Seleção de candidatos a estágio não obrigatório 2022/01 – Entrevistas – Resultado preliminar

    Seleção de candidatos a estágio não obrigatório 2022/01 – Entrevistas – Resultado preliminar

    A Diretoria de Arquivos Institucionais da UFMG torna pública o Resultado Preliminar das Entrevistas do processo seletivo de candidatos a estágio não obrigatório 2022/01. Os documentos podem ser consultados no site da Diarq, na aba editais. Os recursos contra resultado preliminar da entrevista do processo seletivo poderão ser enviados entre às 08h00 do dia 29/06/2022 … Continue lendo Seleção de candidatos a estágio não obrigatório 2022/01 – Entrevistas – Resultado preliminar →Leia Mais »
  • Seleção de candidatos a estágio não obrigatório 2022/01 – Resultado Final da Prova Objetiva e Convocação para Entrevista

    Seleção de candidatos a estágio não obrigatório 2022/01 – Resultado Final da Prova Objetiva e Convocação para Entrevista

    A Diretoria de Arquivos Institucionais da UFMG torna pública o Resultado Final da Prova Objetiva e a Convocação para Entrevista do processo seletivo de candidatos a estágio não obrigatório 2022/01. Os documentos podem ser consultados no site da Diarq, na aba editais. As entrevistas ocorrerão no dia 23 de junho, na sala da Diarq (4º … Continue lendo Seleção de candidatos a estágio não obrigatório 2022/01 – Resultado Final da Prova Objetiva e Convocação para Entrevista →Leia Mais »
  • Classificação Geral – Resultado Preliminar da Prova Objetiva

    Classificação Geral – Resultado Preliminar da Prova Objetiva

    A Diretoria de Arquivos Institucionais da UFMG torna pública a Classificação Geral – Resultado Preliminar da Prova Objetiva do processo seletivo de candidatos a estágio não obrigatório 2022/01. Para maiores informações, acesse a página do processo seletivo. CompartilheLeia Mais »
  • Diarq na 6ª Semana Nacional de Arquivos

    Diarq na 6ª Semana Nacional de Arquivos

    Para celebrar a 6ª Semana Nacional de Arquivos, o Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH), a Diretoria de Arquivos Institucionais (Diarq) e o Colegiado do Curso de Arquivologia da UFMG promovem a mesa-redonda “O papel da gestão de documentos para o fortalecimento institucional dos Arquivos Municipais”. O tema será debatido por Cintia Aparecida … Continue lendo Diarq na 6ª Semana Nacional de Arquivos →Leia Mais »
  • Seleção de candidatos a estágio não obrigatório 2022/01 – Relação de inscritos e local de prova

    Seleção de candidatos a estágio não obrigatório 2022/01 – Relação de inscritos e local de prova

    A Diretoria de Arquivos Institucionais da UFMG torna pública a Relação de Inscritos e o local de prova do processo seletivo de candidatos a estágio não obrigatório 2022/01. A relação dos inscritos pode ser consultada no site da Diarq. A prova escrita acontecerá no dia 25 de maio, às 9h00, na sala A405 do Centro … Continue lendo Seleção de candidatos a estágio não obrigatório 2022/01 – Relação de inscritos e local de prova →Leia Mais »
  • UFMG representada no Congresso Nacional de Arquivologia – CNA

    UFMG representada no Congresso Nacional de Arquivologia – CNA

    O IX Congresso Nacional de Arquivologia – CNA, ocorrido entre os dias 2 e 6 de maio de 2022 na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, teve como tema central “A transformação digital e o papel social da Arquivologia”.O evento foi dividido em três eixos:Eixo 1 – O planejamento, a implementação e o uso de … Continue lendo UFMG representada no Congresso Nacional de Arquivologia – CNA →Leia Mais »
  • Diarq abre edital para processo seletivo de estágio não obrigatório

    Diarq abre edital para processo seletivo de estágio não obrigatório

    A Diretoria de Arquivos Institucionais  da UFMG (Diarq) abrirá, no dia 11/05/2022, às 8h00, as inscrições para preencher dez vagas  de estágio não obrigatório e formação de cadastro de reserva. As inscrições encerram-se às 17h00 do dia 18/05/2022. Podem se candidatar alunos regularmente matriculados nos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e História da UFMG e que … Continue lendo Diarq abre edital para processo seletivo de estágio não obrigatório →Leia Mais »
  • Novo diretor da Diarq toma posse

    Novo diretor da Diarq toma posse

    A cerimônia de recondução da reitora Sandra Regina Goulart Almeida ocorreu na sexta-feira, dia 8, a partir das 18h, no auditório da Reitoria, no campus Pampulha, com transmissão para o auditório principal do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1). Na oportunidade foram dadas as posses ao vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira e apresentada … Continue lendo Novo diretor da Diarq toma posse →Leia Mais »
  • Lançamento do livro: “Formação em Arquivologia no Brasil: análise e perspectivas acerca de uma possível harmonização curricular”

    Lançamento do livro: “Formação em Arquivologia no Brasil: análise e perspectivas acerca de uma possível harmonização curricular”

    O Selo Nyota irá promover o lançamento do livro “Formação em Arquivologia no Brasil: análise e perspectivas acerca de uma possível harmonização curricular”, escrito pelos professores Cintia Aparecida Chagas, Leandro Ribeiro Negreiros e Welder Antônio Silva, e da Prefaciadora, Profa. Anna Carla Almeida Mariz. O evento será realizado no dia 11 de abril de 2022 … Continue lendo Lançamento do livro: “Formação em Arquivologia no Brasil: análise e perspectivas acerca de uma possível harmonização curricular” →Leia Mais »
  • Curso Básico de Gestão de Documentos Arquivísticos 2022/01 – Resultado Final

    Curso Básico de Gestão de Documentos Arquivísticos 2022/01 – Resultado Final

    A Comissão Organizadora do Curso Básico de Gestão de Documentos Arquivístico divulga o resultado final do processo seletivo de cursistas. A lista dos selecionados pode ser consultada na aba Editais, no site do curso. De acordo com o edital do Processo de Seleção de Cursistas para Curso de Extensão da Diarq/UFMG Oferta 2022/1, todos os … Continue lendo Curso Básico de Gestão de Documentos Arquivísticos 2022/01 – Resultado Final →Leia Mais »
  • Curso Básico de Gestão de Documentos Arquivísticos 2022/01- COMUNICADO

    Curso Básico de Gestão de Documentos Arquivísticos 2022/01- COMUNICADO

    NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O CURSO BÁSICO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS EDITAL Nº 001/2022/DIARQ-CH-UFMG A Comissão Organizadora vem a público esclarecer que as inscrições para o processo seletivo do Curso Básico de Gestão de Documentos Arquivísticos que será oferecido pela DIARQ/UFMG com o apoio do Centro de Apoio à Educação a Distância da Universidade … Continue lendo Curso Básico de Gestão de Documentos Arquivísticos 2022/01- COMUNICADO →Leia Mais »
  • Curso Básico de Gestão de Documentos Arquivísticos 2022/01 – Resultado Provisório

    Curso Básico de Gestão de Documentos Arquivísticos 2022/01 – Resultado Provisório

    A Comissão Organizadora do Curso Básico de Gestão de Documentos Arquivístico divulga o resultado provisório do processo seletivo de cursistas. A lista dos selecionados pode ser consultada na aba Editais, no site do curso. De acordo com o edital do Processo de Seleção de Cursistas para Curso de Extensão da Diarq/UFMG Oferta 2022/1, os recursos … Continue lendo Curso Básico de Gestão de Documentos Arquivísticos 2022/01 – Resultado Provisório →Leia Mais »
  • Curso oferece noções básicas de gestão de documentos arquivísticos; inscrições abertas

    Curso oferece noções básicas de gestão de documentos arquivísticos; inscrições abertas

    FONTE: https://ufmg.br/comunicacao/eventos/curso-oferece-nocoes-basicas-de-gestao-de-documentos-arquivisticos Estão abertas as inscrições para o curso de extensão básico de Gestão de Documentos Arquivísticos, oferecido pela Diretoria de Arquivos Institucionais (Diarq), em parceria com o Centro de Educação a Distância (Caed/UFMG). Os interessados devem se inscrever, até quarta-feira, 16 de março de 2022, exclusivamente por meio de formulário eletrônico. Segundo o diretor de Arquivos Institucionais da UFMG e … Continue lendo Curso oferece noções básicas de gestão de documentos arquivísticos; inscrições abertas →Leia Mais »
  • Diarq promove Curso Básico de Gestão de Documentos Arquivísticos

    Diarq promove Curso Básico de Gestão de Documentos Arquivísticos

    A Diretoria de Arquivos Institucionais da Universidade Federal de Minas Gerais (Diarq/UFMG), com o apoio do Centro de Apoio à Educação a Distância da Universidade Federal de Minas Gerais (CAED/UFMG) promoverá o Curso Básico de Gestão de Documentos Arquivísticos. O curso será oferecido na modalidade à distância com carga horária de 30 horas. O curso … Continue lendo Diarq promove Curso Básico de Gestão de Documentos Arquivísticos →Leia Mais »
  • SUPER.BR – Uma plataforma capaz de conectar todos os órgãos da administração pública e integrar o País

    SUPER.BR – Uma plataforma capaz de conectar todos os órgãos da administração pública e integrar o País

    Fonte: https://www.gov.br/economia/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/superbr Para viabilizar o PEN, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramenta desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), e disponibilizada no âmbito da Consulta Pública n° 01, de 08 de janeiro de 2013, do extinto Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), foi escolhida como uma das soluções de processo administrativo … Continue lendo SUPER.BR – Uma plataforma capaz de conectar todos os órgãos da administração pública e integrar o País →Leia Mais »
  • Servidores da Diarq participam de grupos de trabalho da rede Arquifes

    Servidores da Diarq participam de grupos de trabalho da rede Arquifes

    Fonte: https://arquifes.org/tag/conheca-os-gts-arquifes-2020-2021/ A Rede de Arquivistas e Técnicos de Arquivo das Instituições Federais de Ensino Superior – Rede Arquifes é um grupo formado por servidores públicos interessados em contribuir para o desenvolvimento das atividades de Arquivo nas IFES. A concretização dos objetivos da rede só é possível com a participação dos membros por meio dos … Continue lendo Servidores da Diarq participam de grupos de trabalho da rede Arquifes →Leia Mais »
  • Diarq realiza webinar sobre gestão documental nesta quinta-feira, 5 de novembro

    Diarq realiza webinar sobre gestão documental nesta quinta-feira, 5 de novembro

    Nesta quinta-feira, 5 de novembro, às 14 horas, a Diarq realizará o webinar “Gestão de documentos: novos procedimentos para classificação e eliminação”. O evento trata dos novos procedimentos na gestão de documentos, definidos pelo Decreto 10.148, de 02 de Dezembro de 2019 – que Institui a Comissão de Coordenação do Sistema de Gestão de Documentos … Continue lendo Diarq realiza webinar sobre gestão documental nesta quinta-feira, 5 de novembro →Leia Mais »
  • Diarq participa do curso de Conservação de Acervos Arquivísticos em suporte de papel

    Diarq participa do curso de Conservação de Acervos Arquivísticos em suporte de papel

    Entre os dias 26 e 30 de agosto de 2019, os servidores e estagiários da Diarq participaram do curso de Conservação de Acervos Arquivísticos em suporte de papel ministrado pela bibliotecária, conservadora e restauradora Diná Marques Pereira Araújo, da Divisão de Coleções Especiais da Biblioteca Universitária – Dicolesp da UFMG. O curso contou com noções … Continue lendo Diarq participa do curso de Conservação de Acervos Arquivísticos em suporte de papel →Leia Mais »
  • UFMG promove curso de capacitação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

    UFMG promove curso de capacitação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

    Entre os dias 1º e 5 de julho de 2019, o comitê formado pelos titulares da Chefia do Gabinete da Reitora, das Pró-Reitorias de Planejamento e de Recursos Humanos, da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e da Diretoria de Arquivos Institucionais (Diarq), promoverá o curso de capacitação do SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES (SEI), ministrato … Continue lendo UFMG promove curso de capacitação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) →Leia Mais »
  • DIARQ lança, em parceria com a Editora UFMG, o livro “Correntes atuais do pensamento arquivístico”, organizado por Terry Eastwood e Heather MacNeil.

    DIARQ lança, em parceria com a Editora UFMG, o livro “Correntes atuais do pensamento arquivístico”, organizado por Terry Eastwood e Heather MacNeil.

    “Neste livro, um selecionado grupo de arquivistas do Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Austrália – todos consagrados como teóricos, professores e pesquisadores – discute a razão de ser dos arquivos e da Arquivologia, o valor do documento de arquivo e a importância de seu acesso como registro da memória da experiência humana e como base … Continue lendo DIARQ lança, em parceria com a Editora UFMG, o livro “Correntes atuais do pensamento arquivístico”, organizado por Terry Eastwood e Heather MacNeil. →Leia Mais »
  • Semana do Servidor Público na UFMG: “Encontros e Desencontros de Gerações no Trabalho”

    Semana do Servidor Público na UFMG: “Encontros e Desencontros de Gerações no Trabalho”

    No périodo de 13 a 17 de outubro, acontecerá na UFMG a Semana do Servidor Público, com programação em Belo Horizonte e em Montes Claros. Entre convidados e ministrantes, destacamos a participação do Diretor da Diarq, professor Renato Venâncio e das Arquivistas Ana Lúcia da Silva do Carmo e Júnia Terezinha Morais Ramos. Tema: Mesa … Continue lendo Semana do Servidor Público na UFMG: “Encontros e Desencontros de Gerações no Trabalho” →Leia Mais »
  • Ifes abre inscrições para curso de Gestão Documental

    Ifes abre inscrições para curso de Gestão Documental

    Fonte: https://ifes.edu.br/noticias/15888-ifes-abre-inscricoes-para-curso-de-gestao-documental Curso terá carga horária de 90 horas e será ofertado a distância, entre 21 de setembro e 18 de dezembro. O Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), lançou o edital de seleção para o curso Gestão Documental: Técnicas de Arquivo e … Continue lendo Ifes abre inscrições para curso de Gestão Documental →Leia Mais »
  • Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) promove o evento “Protocolo Integrado e Processo Eletrônico Nacional”

    Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) promove o evento “Protocolo Integrado e Processo Eletrônico Nacional”

    Fonte: https://softwarepublico.gov.br/social/sei/blog/evento-protocolo-integrado-e-processo-eletronico-nacional A Portaria Interministerial nº 2.320, de 30 de dezembro de 2014, institui o Sistema Protocolo Integrado no âmbito dos Órgãos e Entidades da Administração Pública Federal, e a Portaria Interministerial nº 2.321, de 30 de dezembro de 2014, define os procedimentos relativos à utilização do Número ùnico de Protocolo – NUP no âmbito … Continue lendo Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) promove o evento “Protocolo Integrado e Processo Eletrônico Nacional” →Leia Mais »
  • 1° Encontro dos Serviços de Informações aos Cidadãos

    1° Encontro dos Serviços de Informações aos Cidadãos

    O 1° Encontro dos Serviços de Informações aos Cidadãos das Instituições Públicas de Ensino Superior e Pesquisa no Brasil ocorreu nos dias 07 e 08 de agosto de 2014, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O objetivo principal do evento foi permitir aos Serviços de Informações aos … Continue lendo 1° Encontro dos Serviços de Informações aos Cidadãos →Leia Mais »
  • Recorde de vendas em evento da DIARQ

    Recorde de vendas em evento da DIARQ

    Durante o I Ciclo de Palestras da Diretoria de Arquivos Institucionais, ocorrido no auditório da Reitoria no dia 7 de maio de 2014, o livro “Arquivo: Estudos e Reflexões”, de autoria da professora Heloísa Liberalli Bellotto (USP), bateu recorde em vendas em lançamentos da Editora UFMG realizados no campus. Na data, foram vendidos quase 100 … Continue lendo Recorde de vendas em evento da DIARQ →Leia Mais »