DIARQ | Diretoria de Arquivos Institucionais DIARQ

Auditoria Geral

Missão: Assessorar, de forma permanente, o Conselho Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais, visando a garantir a ...

Endereço: Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 - Pampulha Belo Horizonte - Minas Gerais

Biblioteca Universitária

Missão: Prestar serviços de informação técnico-científica que ultrapassem as expectativas da comunidade acadêmica, sustentando e...

Endereço: Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 - Pampulha Belo Horizonte - Minas Gerais

Centro Audiovisual

Endereço: Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 - Pampulha Belo Horizonte - Minas Gerais

Centro Cultural

Missão: Aproximar os saberes, as culturas, as áreas do conhecimento, em favor da alegria, do convívio e da liberdade.

Endereço: Av. Santos Dumont, 174 - Centro Belo Horizonte - Minas Gerais



Biblioteca Universitária



Localização

Av. Presidente Antônio Carlos , 6627 - Pampulha - CEP: 31270-901
Belo Horizonte - Minas Gerais

Contatos

E-mail

dir@bu.ufmg.br

Telefone

(31)3409-4611

Sigla
BU
Missão
Prestar serviços de informação técnico-científica que ultrapassem as expectativas da comunidade acadêmica, sustentando e colaborando com a UFMG para que ela permaneça dentre as mais bem conceituadas universidades do país.
Objetivos e competências legais
É o órgão tecnicamente responsável pelo provimento de informações necessárias às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade, como também pela coordenação técnica, administração e divulgação dos recursos informacionais das 25 bibliotecas do Sistema. As bibliotecas que compõem o sistema estão subordinadas administrativamente às Unidades Acadêmicas, Escolas de Educação Básica e Profissional e órgãos suplementares.
Integração Institucional
Órgão Suplementar vinculado à Reitoria
Histórico
Em 1968 é criado a Coordenação de Bibliotecas Universitárias que tinha por objetivo coordenar tecnicamente as bibliotecas da UFMG, com a finalidade de normalizar os processos técnicos de formação, organização e utilização do patrimônio bibliográfico da Universidade. No ano de 1972 a Coordenação de Bibliotecas Universitárias tem a nomenclatura alterada para a Biblioteca Universitária (BU). Em 1976 ocorre a centralização e a vinculação técnica e administrativa das bibliotecas da Universidade. Em 1981 é inaugurado o prédio da Biblioteca Central onde funciona, também, a administração da BU. Ocorre a centralização dos serviços de processamento técnico e aquisição para todo o Sistema de Bibliotecas, além da elaboração da primeira versão do Regimento da Biblioteca Universitária. Em 2003 acontece a aquisição do software Pergamum trazendo melhorias na prestação de serviços do Sistema de Bibliotecas.