Conferencista Junia

Vice-Diretora da Diarq participa da 3ª Semana Nacional de Arquivos, na Universidade Federal do Ceará

A primeira manhã da Semana Nacional de Arquivos foi marcada pela conferência de Júnia Morais Ramos, vice-diretora da Diretoria de Arquivos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a DIARQ. Ela falou sobre a trajetória da Diretoria, responsável por toda a gestão de documentos e arquivos institucionais da UFMG, bem como sobre seu funcionamento e os desafios enfrentados até hoje.

Segundo Júnia, até a implantação da DIARQ havia dificuldade quanto ao gerenciamento, guarda e descarte de documentos; falta de padronização no tratamento documental; problema de recuperação de informações que, ainda hoje, são comuns a outras instituições brasileiras. Daí a importância da arquivologia.

O tema será aprofundado em palestras e atividades da 3ª Semana Nacional de Arquivos. Também estão previstas, ao longo da programação, visitas guiadas à Reitoria e ao Museu de Arte da UFC (MAUC). Na UFC, o evento é promovido pela CPAD em parceria com a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), o Memorial e o Museu de Arte da UFC.