Revista da Universidade Federal de Minas Gerais
Ano 1 - nº. 1 - 2002

Editorial

Entrevista
Reitora discute cotidiano da UFMG

Médicas
Os laços são estreitos com a comunidade

Biológicas
Os bichos são os grandes aliados

Ciências Sociais Aplicadas
Multidisciplinaridade é a marca delas

Ciências da Terra
Ligados no ambiente do planeta terra

Ciências Exatas
O lúdico pôs para correr a imagem de bicho-papão

Engenharias
Eles estão pintando o sete

Humanas
Programas privilegiam a cidadania

Artes
Um bálsamo para a vida

Fump
Acolhimento garante permanência

Hospital das Clínicas
Onde ensino e pesquisa combinam com assistência

Pólo do Jequitinhonha
Desenvolvimento sem abrir mão da regionalidade

Manuelzão
Rio das Velhas ganha novos ares

Cultura
Produção cultural para todos os gostos

Editora
Em sintonia com o mercado

UFMG Diversa
Expediente

Outras edições

Editorial

Itinerários da diversidade

Diversa â, do latim diversus, expressa, em único termo, o que pretendemos com esta nova revista da Universidade Federal de Minas Gerais. Não se trata de uma publicação científica, mas de algo diverso que, abordando a produção de conhecimento, o ensino e a extensão realizados pela Universidade, seja capaz de traduzir as diferentes faces da Instituição. Mostrar a variedade e a diversidade da vida universitária nas distintas dimensões do compromisso de uma instituição pública é, assim, o nosso principal objetivo.

Em DIVERSA, vamos percorrer, juntos, diferentes áreas acadêmicas da UFMG e, nelas, vamos encontrar grupos de alunos, professores e funcionários envolvidos com projetos que desenvolvem carros ou aviões, prestam assistência a crianças e adultos, se ocupam da educação de índios, inventam vacinas e remédios, cantam, contam histórias e dançam... Fascinados, vamos descobrir que a aventura do conhecimento – um contínuo aprender e ensinar – tem múltiplas vias, linguagens e interfaces, todas elas articuladas pelo interesse comum que une uma Universidade pública à sociedade que a criou e a mantém. Retratar esse cotidiano, mostrar esforços e resultados do trabalho acadêmico, informar as inovações e permanências do conhecimento científico de maneira diversa daquela própria do discurso acadêmico, parece-nos ser uma forma também adequada de prestar contas à sociedade dos recursos investidos na Instituição.

Não foi uma tarefa fácil escolher, para este primeiro número, o conjunto de experiências, projetos e atividades a serem relatados. Na realidade, abordamos, em cada área, apenas uma pequena fração do que a UFMG realiza e, premidos pelo espaço e pelo tempo disponíveis, aceitamos o risco de mostrar tão somente uma parte da totalidade de temas, ações e sujeitos que constroem a vida universitária, na expectativa de que, nas próximas edições, possamos tratar outros aspectos que aqui não compareceram.

Afinal, são vários os nossos planos para DIVERSA: uma série de natureza institucional, como esta com a qual iniciamos nossa produção e que, pretendemos, possa assumir periodicidade anual com a apresentação da UFMG aos candidatos ao Concurso Vestibular; uma série dedicada a debates de temas contemporâneos, na qual a comunidade universitária possa expressar seus pontos de vista acerca de polêmicas próprias do nosso tempo, contribuindo para a construção de novos projetos da sociedade; uma série temática que, debruçando sobre questões circunscritas pelo tema definido, possa elucidar aspectos, conferir posições e sugerir caminhos para o equacionamento dos problemas identificados.

Certamente, tais planos – ainda sob a forma utópica do anúncio das intenções – começam com a concretude simples de um passo: o surgimento deste primeiro número. A apoiá-lo, contamos com aliados valiosos: a Pro-Reitoria de Graduação, a Comissão Permanente do Vestibular, a Reitoria, especialmente nas pessoas da Reitora e do Vice-Reitor, a equipe da Diretoria de Divulgação e Comunicação Social e todos aqueles que, de formas várias, contribuíram para esta edição.

Finalmente, precisamos assinalar a nossa satisfação com o que encontramos no sobrevôo, ainda que ligeiro e parcial, operado por DIVERSA. Uma comunidade operosa, sintonizada com seu tempo, comprometida com a cidadania, técnica e socialmente avançada, complexa, dinâmica, diversa... O resultado de um trabalho coletivo que reconhece e acata a “provocação da alteridade e da diferença”, condensado na diversidade cotidiana das atividades universitárias. A satisfação não decorre tão somente da qualidade do trabalho que aqui identificamos, mas sobretudo, porque, reconhecendo as dificuldades ora enfrentadas pela Universidade Pública no Brasil, verificamos que tais dificuldades não têm sido capazes de arrefecer nosso ânimo, de minar nossa criatividade, de sabotar nosso compromisso. Nas páginas de DIVERSA, a Universidade Federal de Minas Gerais demonstra que, à moda dos mineiros, como disse Guimarães Rosa, “sendo a vez, sendo a hora [...], entende, atende, toma tento, avança, peleja e faz”.

Maria Céres Pimenta Spínola Castro
Diretora de Divulgação e Comunicação Social

Diverso â - (do lat. Diversus) Adj. Diferente, distinto; vário, variado; mudado, alterado; discordante, divergente; que apresenta vários aspectos.