Entrevista |
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Diversa Vestibular - O senhor defende a necessidade de as universidades públicas adotarem mecanismos de inclusão mais eficazes? Que mecanismos seriam esses? Qual a opinião do senhor sobre as cotas raciais? Diversa Vestibular - O senhor defende que esses mecanismos sejam específicos de cada instituição ou curso, ou seria possível pensar em mecanismos de inclusão universais? A sociedade, de forma geral, parece avaliar o ritmo de adoção desses mecanismos como moroso. O senhor concorda? Diversa Vestibular - Atualmente cerca de 60% dos inscritos no vestibular são oriundos de escolas públicas. Em contrapartida, 60% dos aprovados na UFMG estudaram em escolas particulares. Os mecanismos de inclusão recentemente adotados podem reverter este quadro? Diversa Vestibular - Qual a opinião do senhor sobre o ProUni (programa federal que concede bolsas de estudo para alunos carentes em escolas particulares)? Não seria mais adequado que o governo destinasse esse investimento ao aumento da capacidade do ensino público? Diversa Vestibular - O senhor acredita que o vestibular é realmente o mecanismo mais adequado de acesso ao ensino superior? RP - Em qualquer lugar onde a demanda é maior do que a oferta, precisa haver um mecanismo para decidir quem vai ocupar as vagas. No Brasil, esse mecanismo é uma prova de conhecimentos. Pode haver outros elementos, como o bônus. Há quem defenda cotas, há quem defenda o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio]. Não é possível considerar que o resultado do aluno ao longo do ensino básico possa definir [o ingresso no ensino superior], porque há muita variação na qualidade do ensino básico no país. Mas eu acredito que o vestibular precisa ser continuamente estudado e, eventualmente, modificado. Deve-se, cada vez mais, aumentar a exigência sobre a capacidade de comunicação, escrita e compreensão de leitura. Se a pessoa lê bem e se comunica bem, é uma indicação de que vai ser capaz de aprender. A UFMG tem se preocupado com o vestibular, prova disso é que nós fizemos mudanças neste ano [para o Vestibular 2009]. As responsabilidades da ReitoriaO reitor é o dirigente máximo de uma universidade. É quem representa e responde pela instituição, legalmente e nas situações em que a universidade é convocada a se pronunciar sobre questões de interesse público, ou recebe uma autoridade, por exemplo. A administração e a fiscalização das atividades da universidade também são de responsabilidade do reitor. A ele competem ainda o provimento e a coordenação da distribuição dos recursos, visando garantir as condições de infra-estrutura necessárias para o funcionamento das atividades universitárias. Na ausência do reitor, quem o substitui é o vice-reitor, também responsável pela supervisão administrativa da vida acadêmica e das atividades assistenciais da universidade. Outra competência do vice-reitor é representar a administração da universidade junto aos estudantes.
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