Administração (Agronegócio e Cooperativismo)

Novo foco para o agronegócio

Curso estréia com proposta de formar profissionais voltados para a gestão de propriedades rurais de todos os portes, incluindo seus aspectos tecnológicos e ambientais

O curso de Administração do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, é homônimo daquele existente há décadas na Faculdade de Ciências Econômicas (Face), em Belo Horizonte, mas tem natureza diversa. Criado com recursos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e oferecido pela primeira vez no vestibular 2009, ele será voltado para o agronegócio.
Nem por isso o curso deixará de ter no currículo as disciplinas específicas de Administração, combinadas com conhecimentos comuns da área de Ciências Agrárias e uma formação complementar flexível, à escolha do aluno. A intenção é dar ao profissional uma sólida base de conhecimentos da administração relacionada às propriedades rurais, que incluem aspectos tecnológicos da agropecuária, meio ambiente, gestão do agronegócio, comercialização de produtos e o atendimento às peculiaridades do semi-árido e do cerrado brasileiro.

O administrador formado no ICA terá habilidades para trabalhar na agroindústria, que tem forte impacto na economia nacional. Sua atuação, no entanto, não se restringe à grande propriedade. Ele poderá, também, capacitar e orientar pequenos produtores, comunidades rurais e cooperativas na execução de seus negócios.
Outras atividades profissionais possíveis são a pesquisa e o assessoramento em órgãos públicos, científicos e empresas privadas, nas questões de administração rural. “O curso trata de todas as relações referentes à administração da propriedade rural, e inclui até disciplinas eletivas de comércio exterior e marketing”, destaca o diretor do ICA, Rogério Marcos de Souza.

setaVagas ofertadas: 40, com uma entrada anual no primeiro semestre

setaModalidade: Bacharelado

Turno: Noturno

width=Duração do curso: 4 anos

width=Unidade da UFMG onde é oferecido: Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros

Concorrência no vestibular UFMG: Curso novo

Avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade): Curso novo, portanto ainda não foi avaliado

Mercado de trabalho: O administrador formado no ICA terá habilidade para a gestão, assessoramento e pesquisa em propriedades rurais de grande e pequeno porte, cooperativas, empresas privadas e órgãos públicos e científicos. O crescimento do agronegócio no país abre um vasto de campo de atuação para esse profissional.

Remuneração média inicial: R$ 2.000,00 a R$ 3.000,00

Revista Diversa nº 15