Agronomia

Útil no campo ou na cidade

Curso tem ênfase nas questões do semi-árido e do cerrado, mas permite a atuação profissional em toda a cadeia de produção de alimentos, para humanos e animais

agro_2.jpgO curso de Agronomia da UFMG, o mais antigo do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros (foi criado em 1998), possibilita ao estudante ampla formação, com ênfase em atividades relacionadas ao semi-árido e ao cerrado, por causa da localização da escola. O currículo do curso é bastante flexível, com disciplinas obrigatórias, optativas e de formação complementar, além de atividades livres.

As disciplinas obrigatórias contemplam temas centrais da Agronomia; as optativas permitem o aprofundamento em aspectos da agricultura e da pecuária; a formação complementar proporciona ao aluno o contato com assuntos como administração, marketing e comércio na área; por fim, há atividades de escolha do estudante, para enriquecer sua formação com conhecimentos de outras áreas.

A infra-estrutura do curso de Agronomia é composta de laboratórios e da fazenda onde fica o ICA, com estufas, horto de plantas medicinais, viveiros e instalações para animais. Entre as atividades curriculares, estão visitas a comunidades agrícolas, órgãos públicos e empresas.

O agrônomo lida com toda a cadeia da produção de alimentos para o homem e para os animais, do plantio ao consumo, seja de produtos naturais ou industrializados. Também atua em questões ambientais. “Existe mercado para o agrônomo tanto no meio rural quanto no urbano. No campo, ele trabalha diretamente com a produção agrícola; na cidade, com insumos e produtos agropecuários, com comercialização, crédito rural e também com assistência técnica, em empresas ou como autônomo”, afirma o coordenador do curso de Agronomia do ICA, Luiz Arnaldo Fernandes. O agrônomo pode optar também por atividades acadêmicas.

setaVagas ofertadas: 40, com uma entrada anual

setaModalidade: Bacharelado

Turno: Diurno

width=Duração do curso: 5 anos

width=Unidade da UFMG onde é oferecido: Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros

Concorrência no vestibular UFMG
2006 10,90
2007 7,63
2008 7,25

Avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em 2004: 4

Mercado de trabalho: O profissional de Agronomia atua tanto no meio rural quanto no urbano. No campo, ele trabalha diretamente com a produção agrícola. Nas cidades, com insumos e produtos agropecuários, comercialização, crédito rural e assistência técnica. O campo de trabalho é grande nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, onde estão empresas importantes do setor e há carência de mão-de-obra.

Remuneração média inicial: R$ 2.000,00 a R$ 3.000,00

Revista Diversa nº 15