Interface permanente

Para atender às atuais exigências da profissão, o curso de Administração da UFMG foi reformulado

administracao1.jpgTrabalho em equipe, liderança e agilidade para elaborar soluções. Misturadas a essas habilidades estão características como criatividade e dinamismo, indispensáveis para quem pretende ser um bom administrador. “O profissional precisa ser multidisciplinar e versátil para conseguir dialogar com outras áreas dentro de uma instituição”, afirma o coordenador do curso de Administração da UFMG, Aureliano Bressan.

A nova grade curricular trará mais liberdade para que o estudante possa traçar sua própria trajetória dentro do curso e optar por uma ou mais áreas de interesse. Nos primeiros períodos, os alunos cursam as disciplinas básicas e obrigatórias, como matemática, economia, filosofia, direito, sociologia e ciência política. Na metade do curso, a grade se torna mais flexível e os estudantes escolhem entre as grandes linhas de formação: produção, finanças, marketing e recursos humanos.

Uma atividade que atrai muitos estudantes dentro do curso de Administração é a UFMG Consultoria Júnior. Há 15 anos no mercado, a empresa, gerenciada exclusivamente por alunos da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), elabora projetos de consultoria e gestão empresarial. “É neste espaço que a teoria vira prática”, afirma o conselheiro da empresa Leonardo Avelar, de 21 anos. Ainda segundo ele, “o grande objetivo da consultoria é desenvolver pessoas, agregar valor e conhecimento aos participantes”. Desde o 1° período, os interessados em fazer parte da empresa podem se inscrever para o processo seletivo, que costuma ser bastante concorrido. Todo o lucro obtido pela empresa, que possui 30 funcionários, é destinado à capacitação e treinamento dos integrantes.

setaVagas ofertadas: 100 por ano, com duas entradas. No primeiro semestre, entram os primeiros 50 aprovados no vestibular para o turno da noite; a outra metade entra no segundo semestre para o período diurno

setaModalidade: Bacharelado

Turnos: Diurno e noturno

width=Duração do curso: 4 anos, diurno; 5 anos, noturno

width=Unidade da UFMG onde é oferecido: Faculdade de Ciências Econômicas (Face), campus Pampulha

Concorrência no vestibular UFMG
Diurno

2006 19,28
2007 20,37
2008 20,44
Concorrência no vestibular UFMG
Noturno
2006 23,62
2007 22,54
2008 23,72

Avaliação no Exame Nacional de
Desempenho de Estudantes (Enade), em 2006:
5

Mercado de trabalho: A presença desse profissional faz-se necessária em todas as áreas de uma empresa, de pequeno ou grande porte, em órgãos públicos e em organizações não-governamentais ou do terceiro setor.

Remuneração média inicial: Tendo em vista a inexistência de salário mínimo profissional para a categoria, o Conselho Federal de Administração sugere o pagamento de 6,5 salários mínimos para o profissional recém-formado e de 8,5 salários mínimos para profissional com mais de três anos de experiência. Uma pesquisa realizada em 2006 pelo Conselho sinaliza que o administrador tem renda média individual aproximada de R$ 4.028,00.

Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG