Ciência de Alimentos

Qualidade da produção ao consumo

Num mundo em que a fome e o custo dos alimentos preocupam, e a produção de transgênicos é polêmica, trabalho do profissional da área tende a se valorizar

cienc_alimet.jpgO profissional dessa área trata, em termos gerais, da qualidade e conservação dos alimentos oferecidos para o consumo. Seu trabalho não deve ser confundido com o do nutricionista. A Ciência de Alimentos acompanha a produção desde o campo até as prateleiras de supermercados, padarias e outros pontos de venda. A Nutrição cuida do consumo do alimento pelo homem.

Um dos cursos novos implantados pela UFMG com recursos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), Ciência de Alimentos será oferecido no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros, no Norte de Minas. As aulas vão priorizar a vocação regional, sem deixar de lado uma formação ampla e multidisciplinar, que torne o profissional apto a desempenhar suas funções em outros contextos. O objetivo é permitir que o estudante desenvolva uma visão crítica das questões políticas, econômicas e ambientais da profissão, além de dominar a técnica.
As disciplinas vão incluir conteúdos de áreas diferentes, da biologia à química, passando por aspectos gerenciais. Com isso, o curso pretende preparar o profissional para acompanhar os diversos passos da produção de alimentos, como coleta de matéria-prima, fabricação, armazenamento, transporte, higienização e comercialização.

O projeto de implantação do curso, que vai fazer parte do vestibular pela primeira vez em 2009, prevê a construção de novos laboratórios no ICA. O Instituto é também um local privilegiado para os estudos da área, por estar situado numa fazenda de 232 hectares, com espaço para o desenvolvimento de aulas práticas sobre o manejo da matéria-prima animal e vegetal.

“Ciência de Alimentos é uma área em expansão. Não basta produzir, é preciso colocar o alimento nas condições adequadas ao mercado e da maneira mais atrativa para o cliente. Ele tem de chegar bonito e bem-conservado”, afirma a engenheira agrônoma Amanda Fialho, estudante de mestrado do ICA.

 

setaVagas ofertadas: 40, com uma entrada anual

setaTurno: Noturno

Modalidade: Bacharelado

 width=Duração do curso: 5 anos

 width=Unidade da UFMG onde é oferecido: Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros

Concorrência no vestibular UFMG: Curso novo

Avaliação no Exame Nacional de
Desempenho de Estudantes (Enade):
Curso novo

Mercado de trabalho: O profissional de Ciência de Alimentos está apto a atuar na indústria de produtos alimentícios, supermercados, fábricas de embalagens ou equipamentos, propriedades rurais e, também, em órgãos governamentais, no trabalho de fiscalização de mercadorias e processos de fabricação de alimentos.

Remuneração média inicial: R$ 2.000,00 a R$ 3.000,00

<<voltar

 


Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG