Engenharia Florestal

Exploração com sustentabilidade

Para conseguir conciliar o uso das matas com a sua proteção, profissional da área precisa conhecer fauna, flora, propriedades das madeiras e suas relações com o ser humano

eng_florestal.jpg

Um dos maiores desafios do mundo contemporâneo é conciliar a exploração econômica de recursos naturais, inclusive das ameaçadas florestas, com a necessidade de preservar o meio ambiente. É aqui que entra o trabalho do engenheiro florestal, um profissional que tem a missão de extrair o máximo proveito desses recursos, com o mínimo de impacto na natureza e nas populações.
Para cumprir tal missão, o engenheiro florestal deve ter conhecimentos da fauna, da flora, dos usos e propriedades das madeiras, dos efeitos da exploração sobre os homens e o meio ambiente, e também de números e cálculos. Além disso, é fundamental que tenha prazer em viajar e andar nas matas, seu principal local de trabalho.

Foi com o objetivo de atender à demanda da sociedade por esse tipo de profissional que a UFMG criou, com recursos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), o curso de Engenharia Florestal, que terá seu primeiro vestibular em 2009. As aulas serão no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros. Constam do currículo disciplinas de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra. Ao longo do curso, o aluno terá a oportunidade de aprender técnicas de observação, cultivo, conservação e manejo de espécies nativas ou introduzidas pelo homem nas florestas.

Sobre o mercado de trabalho, a própria cidade onde o curso é oferecido apresenta novas oportunidades. “Montes Claros está se tornando um pólo de produção de móveis. Por causa disso, o trabalho do engenheiro florestal é ainda mais importante. Ele vai monitorar as plantações e estudar a resistência e utilização das espécies, sempre levando em conta a sustentabilidade”, afirma o diretor do ICA, Rogério Marcos de Souza.

setaVagas ofertadas: 40, com entrada anual no primeiro semestre

setaModalidade: Bacharelado

Turno: Diurno (manhã e tarde)

width=Duração do curso: 5 anos

width=Unidade da UFMG onde é oferecido: Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros

Concorrência no vestibular UFMG: Curso novo

Avaliação no Exame Nacional de
Desempenho de Estudantes (Enade):
Curso novo

Mercado de trabalho: O engenheiro florestal pode exercer atividades de fiscalização, pesquisa e elaboração de projetos de exploração sustentável em empresas de reflorestamento, governos, órgãos de controle do meio ambiente, centros de pesquisa, parques e outras unidades de conservação.

Remuneração média inicial: R$ 2.000,00 a R$ 3.000,00

Revista Diversa nº 15