Medicina Veterinária

Aposta na formação generalista

Profissional formado na UFMG pode atuar em todas as áreas, da medicina preventiva à indústria de produtos animais, com aprendizado e prática em laboratórios de ponta

O curso de Medicina Veterinária, criado em 1932, é um dos mais tradicionais da UFMG. Atualmente, ele proporciona ao estudante uma formação generalista, que abrange todas as especialidades da profissão. Por isso, o médico veterinário formado na UFMG está habilitado a atuar em dezenas de áreas diferentes, que vão da medicina preventiva às zoonoses, passando pela clínica, cirurgia e indústria de produtos animais.

Na UFMG, a Medicina Veterinária oferece alguns diferenciais em relação a outras universidades, tanto nas disciplinas práticas como nas teóricas. Os estudantes têm à disposição mais de 100 laboratórios, entre eles o de Controle da Qualidade do Leite, que faz parte de uma rede nacional de monitoramento do produto, e o de Metabolismo Animal, que tem uma câmara de metabolismo única no país.

No campus Pampulha, funciona o Hospital Veterinário, que proporciona oportunidades de residência médica e atende por ano cerca de 22 mil animais de pequeno e grande porte. Outra vantagem é o grande número de aulas fora do campus, em ambientes onde o futuro veterinário poderá atuar, como fazendas, órgãos de defesa, centros de zoonoses e frigoríficos. A própria escola mantém duas fazendas para esse fim, em Igarapé, com criações de bovinos, suínos, aves e coelhos, entre outros, e em Pedro Leopoldo, onde se destacam os bovinos, caprinos e eqüinos.

“Essa formação de alto nível que a UFMG oferece é importante. Ela é um diferencial num mercado muito competitivo, que a cada ano recebe estudantes graduados em cerca de 140 escolas de veterinária do País”, afirma o diretor da Escola de Veterinária, Francisco Lobato.

setaVagas ofertadas: 120, com duas entradas por semestre

setaModalidade: Bacharelado

Turno: Diurno

width=Duração do curso: 5 anos

width=Unidade da UFMG onde é oferecido: Escola de Veterinária, no campus Pampulha

Concorrência no vestibular UFMG
2006 16.65
2007 15,76
2008 14,22

Avaliação no Exame Nacional de
Desempenho de Estudantes (Enade), em 2007:
5

Mercado de trabalho: O mercado de Medicina Veterinária é bastante competitivo, mas oferece diversas especialidades, como a medicina preventiva, a zootecnia, a atuação em indústrias de produtos de origem animal, a clínica e a cirurgia, o atendimento a animais domésticos, o controle de zoonoses e as atividades de ensino e pesquisa.

Remuneração média inicial: R$ 2.000,00 a R$ 4.000,00

Revista Diversa nº 15