Zootecnia

Alimentação saudável para animais

Profissional lida com a melhoria da nutrição de animais, preocupação fundamental em um cenário em que áreas de pastagem diminuem a produção de grãos para humanos

foto_fazenda_curral.jpgA profissão de zootecnista trata, sobretudo, da nutrição sustentável dos animais, com o objetivo de prepará-los para servir de alimento ao homem. Em alguns casos, o profissional pode lidar, também, com cães de exposição ou animais silvestres. Entretanto, no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros, onde o curso é oferecido, a ênfase dos estudos é em rebanhos diversos, por causa das características locais e do maior campo de trabalho.

A área de Zootecnia está em ascensão no mundo, devido ao aumento populacional, ao mesmo tempo em que diminuem as terras de cultivo. Isso gera pressão por produção agrícola eficiente, lucrativa e capaz de atender à demanda crescente por alimentos. Um bom zootecnista deve, ainda, ter conhecimentos sobre o mercado agropecuário, produção, qualidade e conservação de produtos de origem animal, planejamento e gestão de empresas públicas e privadas. E, como há poucas escolas de Zootecnia no país, é grande a procura pelos profissionais da área.

foto_fazenda.jpg
O Instituto de Ciências Agrárias oferece todos os instrumentos para a formação do profissional de Zootecnia. Além de contar com um conjunto de 17 laboratórios e com a parceria com empresas e propriedades rurais da região, o ICA está instalado numa fazenda de 232 hectares, a sete quilômetros do centro de Montes Claros. Lá, o espaço das salas de aulas está separado das áreas de criação de rebanhos por algumas centenas de metros. Essa proximidade facilita e favorece o aprendizado dos alunos. “Estar numa fazenda é uma vantagem. É possível desenvolver os trabalhos de pesquisa e extensão no mesmo ambiente das aulas práticas”, diz o coordenador do curso de Zootecnia do ICA, Luiz Arnaldo Fernandes.

setaVagas ofertadas: 40, com uma entrada anual

setaModalidade: Bacharelado

Turno: Diurno

width=Duração do curso: 5 anos

width=Unidade da UFMG onde é oferecido: Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros

Concorrência no vestibular UFMG
2006 13,75
2007 7,20
2008 7,55

Avaliação no Exame Nacional de
Desempenho de Estudantes (Enade):
A primeira avaliação foi em 2007, mas o resultado ainda não foi divulgado

Mercado de trabalho: O zootecnista pode trabalhar em empresas e propriedades rurais com melhoramento de rebanhos, acompanhamento de abate de animais, preparação e controle de rações, manejo de pastagens, elaboração de projetos agropecuários e gestão de negócios agrícolas. Seu campo de atuação inclui, ainda, exposições e feiras de agropecuária e atividades de ensino, pesquisa e extensão. É um profissional muito procurado por haver poucas escolas no país.

Remuneração média inicial: R$ 2.000,00 a R$ 3.000,00

Revista Diversa nº 15