Arquitetura e Urbanismo

O espaço como fonte de inspiração

Embora a profissão esteja classificada no campo das Ciências Sociais Aplicadas, a formação também exige conhecimentos nas áreas das Ciências Humanas, Exatas, Ambientais e Artes Visuais

foto_casa_do_baile.jpgBelo Horizonte chegou à marca de 2.412.937 habitantes, sexta capital mais populosa do país, de acordo com o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2007. Mais povoadas, mais verticalizadas e com raros espaços vagos. Estas são algumas das características comuns entre as grandes cidades do mundo.

Os números provam que, cada vez mais, as cidades necessitam de profissionais muito criativos capazes de desenvolver projetos que ofereçam conforto, bem-estar e organização territorial para as pessoas. Seja no planejamento de casas, de bairros ou de cidades inteiras, o espaço urbano transformou-se definitivamente em matéria-prima do arquiteto urbanista. “Hoje, a Arquitetura se encaixa na área de Ciências Sociais Aplicadas porque consegue propor soluções para os problemas da sociedade relacionados à organização do espaço físico”, afirma o coordenador do curso, Flávio de Lemos Carsalade.

A estudante Fernanda Abras, de 21 anos, do 7° período do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMG, demonstra interesse pelas demandas sociais. “Descobri prazer no tratamento de espaços, tanto públicos quanto privados, e principalmente na melhoria da qualidade de vida no meio urbano”, justifica.

Para 2009, o curso de Arquitetura e Urbanismo vem cheio de novidades. A primeira delas é o oferecimento do curso à noite, com a abertura de mais 60 vagas, expansão viabilizada por meio de recursos do governo federal para o Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Quem optar pela graduação noturna, fará um curso com ênfase em planejamento urbano e habitação popular. Já o curso diurno continua com as mesmas características, entre elas a pluralidade. “Outra mudança, tanto para os alunos da manhã quanto da noite, é a introdução do estágio obrigatório“, informa o coordenador Flávio Carsalade.

setaVagas ofertadas: 150 vagas, 90 delas no período diurno e o restante à noite. Em ambos os turnos, são duas entradas anuais

setaModalidade: Bacharelado

Turnos: Diurno e noturno

width=Duração do curso: 5 anos

width=Unidade da UFMG onde é oferecido: Escola de Arquitetura, localizada na região centro-sul da capital mineira

Concorrência no vestibular UFMG
2006 11,15
2007 12,3
2008 13,64

Avaliação no Exame Nacional de
Desempenho de Estudantes (Enade), em 2005:
5

Mercado de trabalho: O arquiteto urbanista atua nas áreas de edificações, conjuntos arquitetônicos e monumentos, arquitetura paisagística e de interiores. É capaz, também, de exercer atividades de planejamento físico, local, urbano e regional. Pode, ainda, desempenhar cargos e funções técnicas, elaborar orçamentos e cuidar de padronização, mensuração e controle de qualidade. A formação permite ao profissional coordenar equipes de instalação, montagem, operação, reparo e manutenção ou realizar, ele mesmo, essas tarefas. Ele é capaz, também, de executar desenho técnico, fazer análise, experimentação, ensaio, divulgação e produção técnica especializada. Hoje, de acordo com o coordenador do curso da UFMG, o mercado de trabalho está aquecido devido ao desenvolvimento de programas sociais e econômicos como o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal) e ao surgimento de leis de incentivo à preservação do patrimônio histórico.

Remuneração média inicial: Para jornada de trabalho de seis horas diárias, a remuneração mensal definida por lei é de R$ 2.490,00

Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG