Arquivologia

Diálogo multidisciplinar

O curso de Arquivologia é uma das novidades do próximo vestibular da UFMG

arquivologia.jpgO curso é o primeiro do gênero no Estado e terá uma grade curricular interdisciplinar e flexível, que envolve disciplinas da Escola de Belas Artes, das faculdades de Direito, Ciências Econômicas e do departamento de História. Esse diálogo com outros cursos é fundamental para que os alunos aprendam a lidar com a preservação, a legislação e as estruturas administrativas e financeiras que envolvem todos os arquivos.

Na UFMG, a criação do curso foi possível depois que a universidade confirmou sua adesão ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades (Reuni), programa do governo federal que busca a ampliação do número de vagas e cursos oferecidos pelas instituições federais de ensino superior.

Mas se o curso é pioneiro em Minas Gerais, os desafios relacionados à profissão datam de tempos atrás, afinal o estado é um berço de documentos históricos a resgatar e a preservar. São os arquivistas os responsáveis por organizar o sistema de gestão de documentos em instituições e empresas e, ainda, planejar ações para facilitar o fluxo da informação. “Esses profissionais são os responsáveis por contar a história documental das empresas. O jeito que se trabalha com os documentos é bem diferente daquele de um bibliotecário”, afirma uma das criadoras do novo curso, Cíntia de Azevedo Lourenço.

A informática, por exemplo, é um dos suportes mais utilizados para agilizar o processo de busca e registro; para isso, é necessário que o profissional esteja qualificado para lidar com sistemas arquivísticos mais complexos. O arquivista também é um profissional apto a desenvolver programas de acesso a bases de dados, sempre buscando aprimorar o trabalho das instituições.

 

setaVagas ofertadas: 40 vagas, com entrada anual no primeiro semestre

setaModalidade: Bacharelado

Turno: Noturno

 width=Duração do curso: 4 anos

 width=Unidade da UFMG onde é oferecido: Escola de Ciências da Informação (ECI), no campus Pampulha

Concorrência no vestibular UFMG: Curso novo

Avaliação no Exame Nacional de
Desempenho dos Estudantes (Enade):
Curso novo

Mercado de trabalho: O arquivista  pode formular e executar políticas institucionais; elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos; desenvolver e utilizar novas tecnologias e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos e comunidades nas respectivas áreas de atuação. Pode ainda atuar como autônomo, de modo a orientar, dirigir, assessorar, prestar consultoria, realizar perícias e emitir laudos técnicos e pareceres. O profissional também está apto a identificar o contexto de produção de documentos no âmbito de instituições públicas e privadas; planejar e elaborar instrumentos de gestão de documentos de arquivo que permitam sua organização, além de compreender o arquivo como um sistema/rede de informação.

Remuneração média inicial: É difícil precisar a remuneração da profissão, mas há concursos públicos com remuneração inicial de R$ 1.424,03 para o cargo de arquivista.

<<voltar

 


Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG