A matématica do dia-a-dia

Do universo das práticas humanas surgem as diversas possibilidades de atuação para o contabilista

ciencias_contabeis.jpgContabilizar interesses, ao contrário do que muitos pensam, não exige operações complexas e nem uma profunda intimidade com os números, basta conhecer e, principalmente, se interessar pela matemática praticada no dia-a-dia. Analisar uma conta bancária, economizar nas contas de luz elétrica e até planejar como viabilizar um casamento são práticas comuns em toda a sociedade, mas é a interferência delas na economia que define as Ciências Contábeis.

“É uma área com ótimo mercado de trabalho, as empresas costumam ligar de quatro a cinco vezes por semana em busca de estagiários”, afirma o coordenador do curso de Ciências Contábeis da UFMG, Geová José Madeira. O profissional pode atuar em atividades como auditoria, perícia, controladoria, finanças, investimentos e consultorias.

Uma novidade para os alunos que entrarão para o curso da UFMG em 2009 é a reformulação do curso. De acordo com o coordenador, o principal benefício será a aproximação da graduação com o mestrado, que possibilitará novos caminhos para os alunos que optarem pela continuidade nos estudos. Mas além dessa proximidade, Geová Madeira afirma que “as novas mudanças trarão um salto de qualidade para o ensino e que, para isso, os alunos vão precisar se dedicar muito mais”. A caloura Juliana Gomes, de 18 anos, diz estar preparada para a maratona de estudos. “Tenho vontade de pesquisar e conhecer mais sobre a área tributária e fiscal, que está mais relacionada com o que pretendo trabalhar no futuro, é a área que mais me desperta interesse”, revela.

setaVagas ofertadas: 80, com duas entradas por ano

setaModalidade: Bacharelado

Turno: Noturno

width=Duração do curso: 5 anos

width=Unidade da UFMG onde é oferecido: Faculdade de Ciências Econômicas (Face), campus Pampulha

Concorrência no vestibular UFMG
2006 11,66
2007 11,24
2008 10,94

Avaliação no Exame Nacional de
Desempenho de Estudantes (Enade), em 2006:
5

Mercado de trabalho: Atividades de perícia, controladoria, finanças, investimentos, consultorias, assessorias e auditoria são áreas que os profissionais das Ciências Contábeis podem desenvolver e se dedicar. Outro ramo que vem despertando o interesse de muitos contabilistas são os concursos públicos.

Remuneração média inicial: Há cargos públicos de fiscal com remuneração inicial de R$1.991,00. Mas, de acordo com o coordenador do curso, grande parte dos recém-formados recebe salários em torno de R$ 3.000,00.

Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG