Ciências do Estado e Governança Social

Sensibilidade e consciência

A carreira busca formar profissionais de extrema qualificação para atuar como peças fundamentais durante o “pensar” das ações públicas

O Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), projeto do governo federal que busca ampliar vagas e cursos da rede pública de ensino superior, abriu as portas para a UFMG oferecer, a partir de 2009, uma nova carreira, que une a necessidade de um olhar atento e crítico com sensibilidade e consciência social: o curso de Ciências do Estado e Governança Social.

Do profissional dessa área espera-se amplo conhecimento sobre o funcionamento da estrutura estatal e muita criatividade para exercer papel de liderança e planejamento de políticas voltadas para as necessidades da sociedade. Mas o curso não se limita à esfera estatal, abrindo espaço para atuação no primeiro, segundo e terceiro setores. “O mercado exige um planejador multidisciplinar, uma pessoa com amplos conhecimentos que se torne chave no processo de planejamento”, afirma a presidente da comissão responsável pelo projeto do curso na UFMG, Silma Mendes Berti.

O curso possui uma grade curricular bastante flexível e interdisciplinar. Os eixos fundamentais para a formação profissional são as questões econômicas, constitucionais, histórico-filosóficas, gestão pública e privada, finanças públicas e tributação e humanidades. Para isso, o curso dialoga com outras áreas, como Filosofia, História, Economia e o próprio Direito.

Uma novidade no curso de Ciências do Estado e Governança Social é o modo como as aulas serão expostas. Nada de carteiras enfileiradas como nas salas tradicionais. De acordo com Silma Mendes, os alunos vão encontrar um espaço preparado para as discussões em grupos com ênfase em estudos de caso. “As aulas terão sempre um professor e um monitor da pós-graduação para auxiliar nas discussões e direcionamento dos estudantes”, revela a professora.

setaVagas ofertadas: 50, com uma entrada anual no primeiro semestre

setaModalidade: Bacharelado

Turno: Diurno

width=Duração do curso: 3 anos e seis meses

width=Unidade da UFMG onde é oferecido: Faculdade de Direito, na região central da capital mineira

Concorrência no vestibular UFMG: Curso novo

Avaliação no Exame Nacional de
Desempenho dos Estudantes (Enade):
Curso novo

Mercado de trabalho: Na esfera pública, o profissional estará preparado para planejar um desenvolvimento perene do Estado, atuando no planejamento e gestão de políticas públicas, como nas áreas educacional, de defesa social e da saúde pública. Nas organizações privadas, devido ao seu grande conhecimento estatal, o profissional poderá atuar na análise das possibilidades de atuação das empresas em relação ao poder público, lidando com importação, exportação, convênios e licitações. Além disso, o cientista do Estado também poderá atuar em organizações sem fins lucrativos e ONGs.

Remuneração média inicial: Como a atuação é ampla, é difícil precisar esta informação.

Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG