Ciências Econômicas

Relação entre o homem e a produção de mercadorias

Estudar economia vai além de decifrar os segredos de uma bolsa de valores, ou de compreender as oscilações do mercado financeiro

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Por trás de tantos números, existe um motor crucial capaz de interferir e gerar novas mudanças no cenário econômico: o homem. O curso de Ciências Econômicas oferece uma grade curricular que mescla a área de Exatas com Humanas. Além das disciplinas instrumentais, como matemática e estatística, o aluno que pretende se formar também precisa ter contato com matérias de história, bem como com o núcleo teórico da economia.

Com o currículo bem flexível, o estudante de graduação tem a liberdade para traçar um percurso próprio dentro das Ciências Econômicas e, na metade do curso, optar por seguir as seguintes áreas de formação: Desenvolvimento Econômico e Economia Regional; Economia Social; História Econômica e Economia Política.

“O componente teórico é forte dentro do curso, é preciso dedicação”, afirma a coordenadora Lízia de Figueiredo. A professora também sugere aos que ainda têm dúvidas “que leiam os manuais básicos de micro e macroeconomia para ter uma noção prévia sobre o assunto”, indica. Sem muitas dúvidas, o que motivou Wallace Marcelino Pereira, de 24 anos, a entrar para o curso de Ciências Econômicas foi a realidade social a sua volta.

“Queria entender o porquê de tanta discrepância e desigualdade”, afirma. Aluno do sétimo período, Wallace optou pela área de desenvolvimento econômico e pretende “usar a economia como instrumento de mudança”.

 

setaVagas ofertadas: 80, com duas entradas por ano

setaModalidade: Bacharelado

Turno: Diurno

 width=Duração do curso: 4 anos

 width=Unidade da UFMG onde é oferecido: Faculdade de Ciências Econômicas (Face), campus Pampulha

Concorrência no vestibular UFMG
2006 7,99
2007 7,85
2008 9,05

Avaliação no Exame Nacional de
Desempenho de Estudantes (Enade), em 2006:
5

Mercado de trabalho: O mercado de trabalho para o economista é bastante amplo, podendo atuar em órgãos públicos e empresas privadas, organizações não-governamentais, assessoria e consultoria, institutos de pesquisas econômicas, instituições financeiras, instituições bancárias convencionais e no ensino superior.

Remuneração média inicial: Como a atuação é ampla, é difícil precisar esta informação.

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Revista Diversa nº 15
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