Comunicação Social

Sagacidade intelectual aliada à criatividade

“Gostar de comunicação não significa gostar de fazer comunicação”

comunicacao_social2.jpgA dica é do coordenador de Comunicação Social da UFMG, Elton Antunes. Segundo ele, ter fascínio em assistir à televisão ou ouvir rádio, por exemplo, não significa apreço pela produção e veiculação de informação. Então, para o coordenador, aqueles que optarem por fazer parte do time da transmissão precisam ter sagacidade intelectual, percepção rápida dos fenômenos que acontecem na sociedade e deixar de lado as visões superficiais do mundo.

Para aguçar essas características necessárias a um comunicador social, o curso oferece uma grade curricular bastante flexibilizada, que permite ao aluno traçar seu caminho e refinar seus conhecimentos dentro da habilitação escolhida. “Essa flexibilidade curricular pode ser confusa no início, mas ao mesmo tempo, o estudante tem a oportunidade de conhecer as diversidades que existem dentro da comunicação”, afirma a estudante do 7° período, Lívia Aguiar, de 21 anos. No entanto, o coordenador do curso lembra que, apesar da liberdade oferecida pelo currículo, é necessário que o estudante escolha uma habilitação para se formar.

Criado há 42 anos, o curso de Comunicação Social da UFMG é um dos primeiros de Belo Horizonte. A primeira habilitação oferecida foi a de Jornalismo, mais tarde foram incluídas as de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Radialismo. Mesmo com tanta gente no mercado e com tantos cursos oferecidos pelo país afora, as inovações tecnológicas e as novas exigências do mercado mudaram o perfil, tanto do profissional, quanto da profissão, possibilitando novas alternativas para a atuação dos comunicólogos.

 

setaVagas ofertadas: 100, com duas entradas por semestre

setaModalidade: Bacharelado

Turno: Diurno

 width=Duração do curso: 4 anos

 width=Unidade da UFMG onde é oferecido: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), campus Pampulha

Concorrência no vestibular UFMG
2006 27,23
2007 23,49
2008 22,71

valiação no Exame Nacional de
Desempenho de Estudantes (Enade), em 2006:
Jornalismo, 4; Publicidade e Propaganda, 4; Radialismo, sem conceito; e Relações Públicas, sem conceito

Mercado de trabalho: Empresa, de pequeno ou grande porte, órgãos públicos, organizações não-governamentais ou como profissionais liberais. Além disso, existem oportunidades de trabalho nas empresas de comunicação (jornais, emissoras de tv e rádio, agências de comunicação e assessorias).

Remuneração média inicial: De acordo com tabela do Sindicato dos Jornalistas de MG, a remuneração inicial em redações é de R$ 1.329,06. Para profissionais que vão trabalhar em rádios e TVs as remunerações são, respectivamente, R$ 1.000,00 e R$ 1.100,00. Para os publicitários e RTVs, a remuneração varia de acordo com a função, a atividade e o projeto. O mercado de atuação do profissional de Relações Públicas é diversificado, o que possibilita uma remuneração variada e de difícil mensuração.

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Revista Diversa nº 15
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