Ciências Biológicas

Campo aberto de atuação

Curso permite que o formado lecione, faça pesquisa ou análise ambiental, preste concursos públicos, ou trabalhe em espaços como parques ecológicos e laboratórios

foto_biologicas.jpg
Botânica. Ecologia. Genética. Parasitologia. Zoologia. Essas são apenas algumas das áreas para quem tem interesse em cursar Ciências Biológicas. A maior parte das disciplinas é ao mesmo tempo teórica e prática. Além disso, também fazem parte do currículo matérias de outras unidades da UFMG, como química e física, no Instituto de Ciências Exatas (Icex), e Paleontologia, no Instituto de Geociências (IGC).

Nos laboratórios, os alunos aprendem a identificar estruturas dos seres vivos, a preparar lâminas ou coletar materiais, mas também aprendem a manipular máquinas como microscópios ou seqüenciadores de DNA.

Gabriel Rocha, de 23 anos, aluno do 6° período, ressalta uma outra faceta do curso: os projetos de extensão e pesquisa. Gabriel é integrante do grupo Aroeira – Ambiente, Sociedade e Cultura, que trabalha com projetos em áreas como educação ambiental e incentivo à agricultura urbana na Vila do Cafezal, em Belo Horizonte. “A gente tem a possibilidade de escrever, construir o projeto, ao mesmo tempo em que estamos fazendo. Não vem tudo pronto. A gente aprende fazendo e a experiência nos ajuda a ter iniciativa”, conta.

setaVagas ofertadas: 200, com duas entradas anuais para o período diurno e duas para o noturno. Para cada entrada, são destinadas 50 vagas

setaModalidades: Bacharelado e licenciatura

Turnos: Noturno (licenciatura) e diurno (bacharelado e licenciatura)

width=Duração do curso: 4 anos e seis meses (diurno) e 5 anos (noturno)

width=Unidade da UFMG onde é oferecido: Instituto de Ciências Biológicas (ICB), campus Pampulha

Concorrência no vestibular UFMG
Diurno
2006 21,65
2007 20,43
2008 20,25
Concorrência no vestibular UFMG
Noturno
2006 13,19
2007 10,99
2008 9,69

Avaliação no Exame nacional de
Desempenho dos Estudantes (Enade), em 2005:
5

Mercado de trabalho: O profissional pode trabalhar em áreas como saúde, farmácia, alimentação, parques e reservas, além de prestar concurso público. As áreas de biotecnologia e meio ambiente estão em alta no mercado.

Remuneração média inicial: O Conselho Federal de Biologia recomenda o piso de oito salários mínimos e meio para jornada de trabalho de 40 horas semanais. Já para o profissional liberal, até três anos após a graduação, o valor é de R$ 25,00 por hora.

Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG