Convencer, através da escrita ou da oratória

Esta é uma das habilidades fundamentais exigidas para quem pretende trilhar pelos caminhos do Direito

direito.jpg

Para isso, o gosto pela leitura e pela redação deve estar entre os primeiros na fila de afinidades de um bom profissional.

Além de exigir muita dedicação, o curso de Direito da UFMG tem um forte componente teórico capaz de fornecer aos alunos uma visão abrangente do mundo. Foram essas características que incentivaram a estudante do 7° período, Renata Davis, de 21 anos, a optar pelo curso de Direito. “Além da vasta quantidade de carreiras que o bacharel pode seguir, o curso também proporciona um olhar mais crítico sobre o sistema que rege a sociedade brasileira”, afirma a estudante. Mesmo faltando três períodos para concluir o curso, ela já possui planos para sua carreira. “Tenho mais interesse na área de Direito Penal, mas também pretendo realizar um concurso público em função da estabilidade que a carreira oferece nos dias atuais”, revela.

Para atender à exigencia de versatilidade profissional, a grade curricular, segundo a coordenadora do curso da UFMG, Yasca Fernanda de Lima Campos, sofreu reformulações no semestre passado. No primeiro período, os alunos cursam disciplinas introdutórias à economia, à filosofia e à ética. O restante das disciplinas do curso está dividido entre quatro departamentos: Direito do Trabalho e Introdução ao Estudo do Direito; Direito e Processo Penal; Direito e Processo Civil e Comercial; e Direito Público. Vale lembrar que a conclusão do curso concede ao aluno o diploma de bacharel em Direito.  Para exercer a profissão de advogado, é necessário ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

setaVagas ofertadas: 400, com duas entradas anuais; são 200 vagas no primeiro semestre (100 para o período diurno e 100 para o noturno) e mais 200 vagas no segundo semestre (100 para o diurno e 100 para o noturno)

setaModalidades: Bacharelado

Turnos: Diurno e noturno

width=Duração do curso: 5 anos

width=Unidade da UFMG onde é oferecido: Faculdade de Direito, no centro da capital mineira

Concorrência no vestibular UFMG
Diurno
2006 18,22
2007 15,21
2008 18,24
Concorrência no vestibular UFMG
Noturno
2006 15,53
2007 18,10
2008 17,88

Avaliação no Exame Nacional de
Desempenho de Estudantes (Enade), em 2006:
5

Mercado de trabalho: O campo de atuação para o profissional formado em Direito pela UFMG é bastante amplo. O bacharel pode, se quiser, se submeter à exame de comprovação de conhecimentos junto à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para então exercer a profissão de advogado. Sendo aprovado em concurso público pode atuar, por exemplo, como Juiz, Promotor de Justiça, Defensor Público, Procurador Público, Delegado de Polícia, Professor. Sua atuação pode se dar nas áreas do Direito Civil, Penal, do Trabalho, Tributário, Internacional, Comercial. Atualmente os concursos públicos são muito procurados em virtude da boa remuneração e da estabilidade de emprego.

Remuneração média inicial: A remuneração do profissional da área do Direito decorre diretamente da atividade que escolheu para exercer. Um advogado em inicio de carreira poderá receber salário fixo (se contrato como empregado em escritório de advocacia) de em média R$ 3.000,00. Se a opção for o próprio escritório, não há uma previsão de remuneração; dependerá em muito da clientela que conseguir. A OAB publica uma tabela de honorários (www.oabmg.org.br) que estipula valores para os serviços prestados. Quanto às carreiras públicas o salário médio inicial é de 5.000(mais benefícios) , valores estes que ao longo da carreira podem superar os R$ 20.000,00.

Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG