Organização e planejamento do território

Por trás das malas prontas, das belas fotografias e do prazer proporcionado pelas viagens, existe todo um trabalho de análise e planejamento

turismo1.jpgA organização do espaço e a criação de ações para estimular o desenvolvimento das cidades através do turismo são alguns dos aspectos enfatizados pelo curso de Turismo oferecido na UFMG.

A estrutura do curso pauta-se na principal característica da atividade: a interdisciplinaridade. Para entender como isso funciona é necessário estudar os impactos sociais, econômicos, culturais e ambientais e como eles influenciam no turismo, bem como as influências em cada nas ciências na localidade em questão, sendo fundamental traçar as rotas e destinos de quem pretende atuar nesta área.

O profissional terá um extenso leque de atuação profissional, que poderá estar relacionado à elaboração de projetos de desenvolvimento turístico para os territórios, empresas, e ainda, as organizações do terceiro setor. Há também espaço para os que pretendem seguir outros rumos, como a hotelaria, os eventos ou até mesmo o lazer, entre outras áreas.

O curso de Turismo da UFMG oferece uma grade curricular bastante flexível e interdisciplinar, que permite ao aluno definir sua migração dentro da graduação. "O estudante deve ser pró-ativo, porque apesar do mercado estar receptivo e em crescimento, ele precisa viabilizar suas oportunidades, demonstrar o seu potencial para o mercado", afirma a coordenadora do curso de Turismo da UFMG, Fabiana Andrade. A exemplo desta flexibilidade, a estudante do 8° período Alicia Maricel, de 23 anos, optou por uma área de atuação que integra lazer e turismo. "Os estágios e pesquisas são fundamentais para o aluno e, principalmente, para o crescimento da importância do turismo", esclarece a aluna.

Já para 2009, um novo currículo deve ser oferecido aos estudantes, com o objetivo de atender as necessidades de formação exigida pelo setor. Isto acontecerá por meio do aumento do quadro de disciplinas específicas. Ainda assim, a principal característica do curso será mantida, onde grande parte das disciplinas oferecidas faz parte de outros departamentos, tais como Geografia e Geologia, além de outras unidades.

setaVagas ofertadas: 60, com duas entradas por ano

setaModalidade: Bacharelado

Turno: Diurno

width=Duração do curso: 4 anos

width=Unidade da UFMG onde é oferecido: Instituto de Geociências (IGC), campus Pampulha

Concorrência no vestibular UFMG
2006 12,68
2007 9,08
2008 8,23

Avaliação no Exame Nacional de
Desempenho de Estudantes (Enade), em 2006:
5

Mercado de trabalho: O bacharel em Turismo pode atuar como consultor para assessoria em planejamento e gestão em escala empresarial e territorial dos espaços turísticos, concepção e elaboração de planos de desenvolvimento turístico em escala municipal, estadual e nacional, concepção e comercialização de produtos turísticos, concepção e elaboração de mapas e guias turísticos. E, na área pública, em definição e acompanhamento de políticas públicas de turismo, concepção de programas de fomento ao turismo e intervenção na regionalização turística.

Remuneração média inicial: Há concursos públicos com remuneração inicial de R$ 2.737,10 para o cargo de turismólogo.

Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG