Engenharia Ambiental

Mundo limpo

Integrante da lista de novos cursos oferecidos pela universidade a partir de 2009, Engenharia Ambiental será volta para as questões urbanas

eng_amb.jpg

Mais uma novidade do vestibular 2009 da UFMG. A universidade optou por criar a graduação só depois que a profissão foi regulamentada. O curso foi instituído pelo Ministério da Educação (MEC) em 1994 e os órgãos reguladores só liberaram o registro profissional em 2000.

A modalidade oferecida no campus Pampulha será voltada para as questões urbanas, do meio ambiente e da poluição. O currículo compreende as áreas de recursos hídricos, com conhecimentos sobre a composição da água e gerenciamento desses recursos; e de engenharia sanitária, voltada para questões como saneamento, abastecimento de água, captação de chuvas (drenagem pluvial) e gerenciamento de resíduos sólidos.

Diante da atual preocupação das empresas e órgãos públicos em promover o chamado desenvolvimento sustentável, o mercado é promissor. “Uma prova do reconhecimento da profissão é que ela já passa a ser citada também em concursos públicos”, afirma o coordenador da comissão de criação do curso, professor Marcos Von Sperling. Questionado sobre a possibilidade de saturação da área quando os novos profissionais começarem a sair das cerca de 100 faculdades já existentes no país, ele responde que o aluno da UFMG terá um diferencial para garantir sua colocação: uma formação aprofundada na vertente tecnológica, enquanto a maioria dos outros cursos se concentra nos aspectos gerenciais.

setaVagas ofertadas: 50, divididas em duas entradas semestrais

setaModalidade: Bacharelado

Turno: Diurno

width=Duração do curso: 5 anos

width=Unidades da UFMG onde é oferecido: Escola de Engenharia, Instituto de Ciências Exatas (Icex), Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Instituto de Geociências (IGC), todas no campus Pampulha

Concorrência no vestibular UFMG: Curso novo

Avaliação no Exame Nacional de
Desempenho de Estudantes (Enade):
Curso novo

Mercado de trabalho: Órgãos públicos, como prefeituras e secretarias estaduais; órgãos e departamentos industriais ligados ao meio ambiente; empresas de saneamento

Remuneração média inicial: R$ 3.527,50 (salário mínimo profissional exigido pelo Sindicato dos Engenheiros de Minas Gerais, para jornada de 8 horas).

Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG