Conhecimento sem fronteiras

Para conviver com saberes distintos num espaço tão rico de idéias e atitudes, é preciso dar alguns passos para além das salas de aula e laboratórios. Quem tem disposição e interesse descobre as muitas surpresas que a UFMG reserva. Às quartas-feiras, por exemplo, na hora do almoço, é certo que há algum show ou performance teatral na Praça de Serviços ou no auditório da Reitoria, no campus Pampulha: o “Quarta Doze Trinta”.

Além deste projeto, que abre espaço para espetáculos de todos os gêneros, sempre ao meio dia e meia, há muitos outros projetos permanentes na programação cultural da UFMG, como os quinzenais “Tarde no Campus”, que apresenta atrações artísticas sempre no fim da tarde e “Cine 0800”, que realiza sessões gratuitas de cinema, às terças-feiras, às 17h30*.

A variedade de opções culturais pode surpreender quem ainda não conhece bem a universidade, como o estudante do 1º período de História, Vinícius Miranda, de 19 anos. “Eu fico o dia inteiro aqui, almoço aqui, faço estágio na Biblioteca Central, vou me matricular num curso de inglês no Cenex (Centro de Extensão), que é muito mais barato, e assisto a todos os shows que eu vejo, porque só aqui eu poderia ver tanto espetáculo de graça”, conta o calouro.

Fora do campus Pampulha, a universidade também mantém importantes espaços de cultura e lazer, como o Centro Cultural UFMG, que além de abrigar uma programação variada de exposições e espetáculos, desenvolve projetos de incentivo e divulgação de trabalhos não só de estudantes e professores da instituição, mas também de artistas independentes, por meio de oficinas, workshops, mini-cursos, estágios e espetáculos, como o “Atelier Aberto”, na área de artes visuais e o “Projeto Cenário”, na área de artes cênicas.

Já os estudantes da Escola de Música podem demonstrar seu talento no refinado palco do Conservatório UFMG, antiga sede da Escola de Música da Universidade, localizada no centro de Belo Horizonte. A série de concertos “Prata da Casa”, por exemplo, foi criada justamente para divulgar trabalhos de alunos, ex-alunos e professores da unidade. As apresentações acontecem sempre na última segunda-feira do mês, às 19 horas, com entrada franca. Ainda no Conservatório UFMG, o projeto “Quarta Cultural” se tornou uma opção de lazer de qualidade para as milhares de pessoas que circulam pelo centro da capital, já que apresenta todas às quartas-feiras, ao meio dia e meia, concertos de música clássica e popular, com entrada franca. A atração é uma boa oportunidade de relaxamento para quem trabalha por perto, como o consultor financeiro Gilberto Assis, de 35 anos. “Eu almoço por aqui mesmo (no centro) e uma vez por semana venho aqui, assisto um espetáculo, relaxo e volto para o escritório muito mais calmo. É ótimo!”, garante o espectador.

O Centro Cultural da UFMG, na realidade, é um dos onze espaços da Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura da universidade, que reúne ainda os centros de memória da Engenharia, da Escola de Enfermagem, da Medicina, da Veterinária e da Faculdade de Odontologia, além do Centro de Referência em Cartografia Histórica, a Estação Ecológica, o Laboratório de História e Educação em Saúde, o Museu de Ciências Morfológicas, o Museu de História Natural e Jardim Botânico.

O calendário de atividades culturais da UFMG pode ser consultado no site da Diretoria de Ação Cultural.


Comentários
Busca
Somente usuários registrados podem comentar!

3.26 Copyright (C) 2008 Compojoom.com / Copyright (C) 2007 Alain Georgette / Copyright (C) 2006 Frantisek Hliva. All rights reserved."

 


Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG