Na terra e no CEU

ceu.jpg

A UFMG tem três campi: o Pampulha, o Saúde e o Regional, do Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros, no norte de Minas. O campus Pampulha reúne o maior número de unidades, acadêmicas e administrativas. O campus Saúde, que fica na região hospitalar de Belo Horizonte, abrange a Faculdade de Medicina, a Escola de Enfermagem e o Hospital das Clínicas da UFMG.

O Hospital das Clínicas é um espaço fundamental não só para o atendimento à população, já que 95% dos pacientes são do SUS (Sistema Único de Saúde), mas também para a realização de atividades de ensino e pesquisa para os estudantes da UFMG, já que abriga alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Nutrição e Fonoaudiologia. E por falar em hospital, a Univesidade é hoje, ao lado da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), responsável pela gestão do Hospital Universitário Risoleta Toletino Neves, em Venda Nova. A unidade integra a rede de hospitais do Estado de Minas Gerais.

Já o campus Regional, do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), foi estruturado para dar suporte aos cursos nessa área, como Zootecnia, que conta com várias opções de laboratórios e uma fazenda experimental, com instalações para avicultura, caprinocultura, bovinocultura, suinocultura e apicultura. Os alunos também podem aproveitar a proximidade com comunidades agrícolas e empresas públicas e particulares do setor para, na prática, entenderem melhor como funciona o que aprendem dentro da universidade.

Atrás dos muros que se estendem em frente ao Estádio do Mineirão, os 191 mil metros quadrados do Centro Esportivo Universitário (CEU) abrigam infra-estrutura de lazer e espaços para atividades físicas, abertas a toda a comunidade acadêmica. Em meio ao relaxante cenário arborizado estão uma piscina olímpica, quadras de vôlei, peteca, basquete, tênis de saibro, poliesportivas, um campo de futebol, área de recreação infantil, além de saunas, vestiários e uma cantina.

Para os alunos, o CEU pode ser mais que uma área de lazer e se transformar num espaço de integração. É assim que o aluno do 7º período de Nutrição, Bernardo Martins, de 22 anos, vê o Centro Esportivo Universitário. O estudante freqüenta o CEU todos os finais de semana, para jogar vôlei. O que era apenas um hobbie se organizou e criou-se uma equipe, composta por alunos de diversos outros cursos, como Educação Física, Farmácia, Engenharia, Fisioterapia, Medicina e Biblioteconomia, que atualmente disputa campeonatos dentro e fora da Universidade. “Normalmente a gente se fecha nos nossos prédios e não conhece mais ninguém. Mas no CEU, a gente vai além: sai um pouco do ambiente acadêmico e conhece pessoas de todas as áreas, troca experiências e informações, o que abre muito a cabeça”, explica.

Confira os mapas dos campi Pampulha, Saúde e Regional



Comentários
Busca
Somente usuários registrados podem comentar!

3.26 Copyright (C) 2008 Compojoom.com / Copyright (C) 2007 Alain Georgette / Copyright (C) 2006 Frantisek Hliva. All rights reserved."

 


Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG