Universo em expansão

onibus_copia.jpg

Os novos alunos da UFMG vão encontrar a universidade em um processo de expansão física, estrutural e pedagógica e, por isso, os espaços da instituição se transformaram em frenéticos canteiros de obras. É que para a implantação do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) foi preciso começar logo a preparar a infra-estrutura da instituição, afinal, a expectativa é que, até 2012, cerca de 11 mil pessoas a mais circulem pela universidade, entre novos alunos, professores e funcionários.

Atualmente há cerca de 22 mil alunos apenas nos cursos de graduação e, só em 2009, vão ser abertas mais 1.200 novas vagas. Por isso, serão necessárias adaptações também nos serviços de saneamento, alimentação e principalmente transporte. Segundo Eliane Ferreira, diretora do Departamento de Serviços Gerais (DSG), responsável por áreas como transporte, alimentação e segurança na UFMG, atualmente um dos maiores desafios é o trânsito no campus Pampulha. Existem aproximadamente 3.500 vagas oficiais de estacionamento, mas o último levantamento realizado pelo DSG mostrou que circulam cerca de 20 mil veículos diariamente pelo local.

Para tentar encontrar uma solução para o problema, uma equipe formada por especialistas da UFMG e da BHTrans prepara um plano de ações. O primeiro passo é a elaboração de um diagnóstico preciso da situação, que vai nortear as propostas de gestão do tráfego no campus a curto e longo prazo. “Estamos estudando propostas como, por exemplo, o incentivo ao uso de bicicletas, a carona solidária, o rodízio de veículos e a criação de linhas exclusivas de ônibus para regiões de maior demanda”, revela a diretora do DSG.

Atualmente, entre as opções de ônibus internos que circulam pelo campus Pampulha, há linhas exclusivas para os horários de pico, para a hora do almoço e para atender exclusivamente aos que vivem nas moradias universitárias da UFMG, administradas pela Fundação Mendes Pimentel (Fump). Essas linhas são gratuitas. Confira os horários e itinerários dos ônibus.

Mais informações na Divisão de Transportes: 3409-4601 ou 3409-4606

 



Comentários
Busca
Somente usuários registrados podem comentar!

3.26 Copyright (C) 2008 Compojoom.com / Copyright (C) 2007 Alain Georgette / Copyright (C) 2006 Frantisek Hliva. All rights reserved."

 


Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG