Mercado aquecido

A profissão ganha fôlego com novos postos de trabalho e remuneração diferenciada

engenharia_civil1.jpg“Um dos fatores que explicam o mercado aquecido da engenharia civil é o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), afirma a coordenadora do curso, Heloísa Maria Barbosa, referindo-se à iniciativa do governo federal, que tem o objetivo de promover obras de infra-estrutura, transporte, saneamento e habitação em todas as regiões do país.

O objetivo do curso oferecido pela UFMG é formar profissionais capazes de elaborar, executar e fiscalizar projetos e obras. São oferecidas seis ênfases: hidráulica e recursos hídricos, transportes, sanitária e ambiental, solos e geotecnia, construção civil e estruturas.

Os alunos são incentivados a desenvolver projetos de pesquisa,  participar de atividades de monitoria e fazer intercâmbio em outros países. O estudante do 9º período, Cristiano Rocha Lopes, 26, é monitor bolsista da disciplina de Sistema de Esgotamento Sanitário e Pluvial. Para ele, as pesquisas desenvolvidas na universidade são uma forma de retribuir a sociedade pela oportunidade de estudar em uma instituição pública, gerando novos conhecimentos. Cristiano também já percebeu que ser aluno da UFMG é um diferencial. “O mercado está favorável para qualquer pessoa que tem o diploma de engenheiro civil, mas numa situação de escolha, a tradição da UFMG tem um peso positivo”, avalia.

setaVagas ofertadas: 200, com duas entradas anuais

setaModalidade: Bacharelado

Turno: Diurno

width=Duração do curso: 5 anos

width=Unidades da UFMG onde é oferecido: Escola de Engenharia, no centro de Belo Horizonte, e Instituto de Ciências Exatas (Icex), no campus Pampulha

Concorrência no vestibular UFMG
2006 6,22
2007 7,24
2008 9,25

Avaliação no Exame Nacional de
Desempenho de Estudantes (Enade), em 2005:
4

Mercado de trabalho: Empresas privadas ou públicas, nas áreas de construção civil, estruturas, transportes, hidráulica e recursos hídricos, sanitária e ambiental, solos e geotecnia

Remuneração média inicial: R$ 3.527,50 (salário mínimo profissional exigido pelo Sindicato dos Engenheiros de Minas Gerais, para jornada de 8 horas).

Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG