Engenharia de Controle e Automação

Máxima eficiência de processos

Beneficiado pelo programa de expansão do ensino superior, curso passa a oferecer vagas em opção noturna

eng_controle.jpg

O curso de Engenharia de Controle e Automação da UFMG completa 10 anos em 2008 e passa a oferecer 80 novas vagas a partir do vestibular 2009, no turno da noite. O projeto pedagógico será o mesmo, nos dois turnos. Mas, para quem optar por estudar à noite, o tempo de integralização do curso: seis anos, enquanto a versão diurna pode ser concluída em cinco anos.

Na Engenharia, “a área de Controle e a Automação está relacionada às maneiras de chegar a determinado objetivo com menor esforço e menor custo possíveis, o que significa controlar e tornar automáticos processos variados com o máximo de eficiência”, explica o coordenador do curso, professor Murilo Eugênio Duarte. Esses processos podem ser elétricos, biológicos, metalúrgicos, automotivos... A gama é extensa, pois o profissional pode atuar em todas as indústrias que utilizam produção em série e buscam a maior uniformidade possível dos produtos.

A estrutura curricular na UFMG é caracterizada pelo aprofundamento nos processos industriais, com formação orientada para as inovações tecnológicas e necessidades do setor. Atualmente, devido à grande competitividade e à crescente demanda pela redução de custos, o engenheiro de controle e automação é um profissional altamente valorizado.

setaVagas ofertadas: Diurno – 80 vagas (diurno) e 80 vagas (noturno), ambas opções com duas entradas semestrais

setaModalidade: Bacharelado

Turnos: Diurno e noturno

width=Duração do curso: Diurno – 5 anos; noturno – 6 anos