Engenharia de Minas

Emprego garantido

Ter o diploma de engenheiro de Minas pode ser garantia de emprego imediato, porque faltam profissionais na área

engenharia_minas.jpgE mesmo entre os empregados, a sondagem de empresas concorrentes é comum. A situação foi vivenciada por Farley Santos, de 32 anos, graduado pela UFMG. Depois de passar pelas mineradoras Rio do Norte, MBR e Vale, atualmente ele é coordenador de processos na MMX. “A demanda por profissionais experientes é grande. E mesmo quem não tem experiência acaba sendo treinado pelas empresas”, conta. Mas quando Farley se formou na UFMG, em 1999, era diferente. Havia mais profissionais do que empregos no estado. Ele foi trabalhar no Pará, até conseguir voltar para perto da família.

Hoje, as oportunidades estão aqui, de acordo com Adriano Heckert Gripp, coordenador do curso na UFMG. Segundo o professor, novas empresas estão investindo no estado porque “uma parcela significativa dos recursos minerais e empresas está concentrada em Minas Gerais”, diz. Gripp atribui o “boom da mineração” ao crescimento da China, atualmente a principal compradora de bens primários, como os minerais.

O bom momento da área teve um impacto visível no aumento da concorrência para o curso de Engenharia de Minas no vestibular 2008 da UFMG. O número de candidatos por vaga foi de 17,1 em 2008, contra 13,9 em 2007. Uma boa notícia é que haverá incremento de 10 novas vagas para o vestibular 2009. Mas os aspirantes à profissão devem investir na preparação, já que a pontuação para ingressar no curso está em alta. “Muitos alunos aprovados para a Engenharia de Minas entrariam no curso de Medicina” [o curso mais concorrido do vestibular de 2008], compara o coordenador.

setaVagas ofertadas: 60 vagas, com duas entradas por ano

Turno: Diurno

 width=Duração do curso: 5 anos

 width=Unidades da UFMG onde é oferecido: Escola de Engenharia, no centro de Belo Horizonte e Instituto de Ciências Exatas (Icex), no campus Pampulha

Concorrência no vestibular UFMG
2006 14,4
2007 13,9
2008 17,1

Avaliação no Exame Nacional de
Desempenho de Estudantes (Enade), em 2005:
O conceito do curso estará disponível após a avaliação in loco

Mercado de trabalho: Áreas de meio ambiente e exploração, lavra e beneficiamento de mineradoras; empresas de consultoria ou prestação de serviços; centros de pesquisa científica e tecnológica; órgãos públicos e instituições de ensino

Remuneração média inicial: R$ 3.527,50 (salário mínimo profissional exigido pelo Sindicato dos Engenheiros de Minas Gerais, para jornada de 8 horas)

<<voltar

 

 


Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG