Engenharia Elétrica

Conhecimento profundo

Matemática, Física e Computação. Estes são os três pilares da Engenharia Elétrica

engenharia_eletrica.jpgDe acordo com o coordenador do curso, Alessandro Fernandes Moreira, o principal objetivo da Engenharia Elétrica da UFMG é formar profissionais com autonomia para se estabelecerem no mercado de trabalho. A formação compreende o conhecimento profundo de cinco áreas: sistemas de energia elétrica, eletrônica de potência, telecomunicações, computação e controle de processos. A prática também é enfatizada durante a formação. “As atividades laboratoriais correspondem a cerca de 30% da carga horária”, informa o coordenador.

Mas não é só isso. Uma das particularidades do curso na UFMG é o incentivo à participação do aluno em projetos de iniciação científica e de inovação tecnológica, além de atividades de consultoria a empresas, por meio de convênios firmados com a Escola de Engenharia. Outro diferencial são os programas de intercâmbio com universidades estrangeiras, não só os oferecidos pela UFMG, como também os viabilizados por professores que mantêm contato permanente com instituições de vários países.

Para quem pretende seguir a carreira de engenheiro eletricista, é bom saber que esta é uma das modalidades da engenharia que mais trabalham com cálculo.

setaVagas ofertadas: 100, divididas em duas entradas semestrais

Turno: Diurno

 width=Duração do curso: 5 anos

 width=Unidades da UFMG onde é oferecido: Novo prédio da Escola de Engenharia e Instituto de Ciências Exatas (Icex), no campus Pampulha

Concorrência no vestibular UFMG
2006 9,93
2007 9,97
2008 10,97

AAvaliação no Exame Nacional de
Desempenho de Estudantes (Enade), em 2005:
5

Mercado de trabalho: Siderúrgicas, concessionárias de energia elétrica, montadoras de automóveis, consultoria de projetos, empresas de computação e fábricas de aeronaves

Remuneração média inicial: R$ 3.527,50 (salário mínimo profissional exigido pelo Sindicato dos Engenheiros de Minas Gerais, para jornada de 8 horas)

<<voltar

 

 


Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG