Engenharia Mecânica

Expansão do fazer

Quem se interessa pelo funcionamento de máquinas, peças e montagens vai se identificar com essa habilitação

engenharia_mecanica1.jpgO objetivo é formar profissionais capazes de elaborar projetos e executar procedimentos que envolvam fabricação, operação e manutenção de maquinaria, equipamentos e sistemas mecânicos, destinados aos setores industriais, de transporte, de geração energética e de controle ambiental.

Uma nova tendência observada nesse ramo, segundo o coordenador do curso, professor Paulo Rodrigues, é a expansão da atuação do engenheiro mecânico para a área de bioengenharia, que consiste no desenvolvimento de sistemas e dispositivos para auxiliar no tratamento de doenças e possibilitar melhor qualidade de vida às pessoas. “O engenheiro mecânico pode elaborar projetos para estudar os esforços aos quais são submetidos os materiais e mecanismos de próteses para portadores de deficiência física”, exemplifica Rodrigues.

A formação na UFMG oferece ao aluno um conjunto de disciplinas básicas, fundamentais e complementares, além de disciplinas optativas em cinco trajetórias: automobilística, projeto e fabricação, energia e utilidades, manutenção mecânica e mecatrônica. A trajetória aeronáutica não existe mais.

setaVagas ofertadas: 160 (80 em cada turno). Em ambas opções acontecem duas entradas semestrais

Turno: Diurno e noturno

width=Duração do curso: 5 anos (diurno) e 5 anos e 6 meses (noturno)

width=Unidades da UFMG onde é oferecido: Novo prédio da Escola de Engenharia e Instituto de Ciências Exatas, no campus Pampulha