Engenharia Mecânica

Expansão do fazer

Quem se interessa pelo funcionamento de máquinas, peças e montagens vai se identificar com essa habilitação

engenharia_mecanica1.jpgO objetivo é formar profissionais capazes de elaborar projetos e executar procedimentos que envolvam fabricação, operação e manutenção de maquinaria, equipamentos e sistemas mecânicos, destinados aos setores industriais, de transporte, de geração energética e de controle ambiental.

Uma nova tendência observada nesse ramo, segundo o coordenador do curso, professor Paulo Rodrigues, é a expansão da atuação do engenheiro mecânico para a área de bioengenharia, que consiste no desenvolvimento de sistemas e dispositivos para auxiliar no tratamento de doenças e possibilitar melhor qualidade de vida às pessoas. “O engenheiro mecânico pode elaborar projetos para estudar os esforços aos quais são submetidos os materiais e mecanismos de próteses para portadores de deficiência física”, exemplifica Rodrigues.

A formação na UFMG oferece ao aluno um conjunto de disciplinas básicas, fundamentais e complementares, além de disciplinas optativas em cinco trajetórias: automobilística, projeto e fabricação, energia e utilidades, manutenção mecânica e mecatrônica. A trajetória aeronáutica não existe mais.

setaVagas ofertadas: 160 (80 em cada turno). Em ambas opções acontecem duas entradas semestrais

Turno: Diurno e noturno

 width=Duração do curso: 5 anos (diurno) e 5 anos e 6 meses (noturno)

 width=Unidades da UFMG onde é oferecido: Novo prédio da Escola de Engenharia e Instituto de Ciências Exatas, no campus Pampulha

Concorrência no vestibular UFMG
Diurno
2006 
11,25
2007 11,55
2008 13,68
Concorrência no vestibular UFMG
Noturno
2006
13,81
2007 15,55
2008 16,51

Avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em 2005: 4

Mercado de trabalho: Indústrias siderúrgicas e metalúrgicas, no ramo de projetos mecânicos; concessionárias de energia; processos de fabricação das indústrias automobilística e aeronáutica; bioengenharia

Remuneração média inicial: R$ 3.527,50 (salário mínimo profissional exigido pelo Sindicato dos Engenheiros de Minas Gerais, para jornada de 8 horas)

<<voltar

 

 


Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG