Engenharia Metalúrgica

Foco no desenvolvimento e produção

Contemplado pelo Reuni, o programa de expansão do ensino superior, curso passa a oferecer mais dez vagas por ano

engenharia_metalurgica.jpgSer mineiro pode ser uma vantagem para quem pensa em trabalhar na área, na visão da coordenadora do curso, Geralda Cristina Duraes Godoy. “Minas Gerais é o estado onde estão concentradas as reservas minerais e as empresas de siderurgia no Brasil”, explica a professora. Mas é claro que isso não basta. Afinal, como em qualquer carreira, é preciso ter vocação. “O candidato deve ter habilidade em química”, orienta a professora.

O engenheiro metalurgista trabalha com desenvolvimento, produção e utilização de metais e ligas. Um processo que envolve desde a extração dos minérios, passando pelo refino e a conformação, até a obtenção de produtos com estrutura e propriedades ajustadas às diferentes aplicações. Além da siderurgia, a atuação abrange quase todo o setor de materiais, que inclui metais não ferrosos, materiais cerâmicos, biomateriais, polímeros, opto-eletrônicos, e ainda metalurgia física, corrosão, engenharia de superfícies, tratamento de emissões e gestão ambiental e da qualidade.

O curso de Engenharia Metalúrgica da UFMG foi outro contemplado com o aumento de vagas por meio do Reuni, o Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Públicas do governo federal. Com isso, o número total de vagas aumentou de 50 para 60 por ano, divididas em duas entradas semestrais, ambas no período diurno.

setaVagas ofertadas: 60, divididas em duas entradas semestrais

Turno: Diurno

width=Duração do curso: 5 anos

width=Unidades da UFMG onde é oferecido: Escola de Engenharia, no centro de Belo Horizonte, e Instituto de Ciências Exatas (Icex), no campus Pampulha