Engenharia Química

Transformação da matéria

Uma das marcas do curso é o caráter generalista

eng_quimica.jpg

Profissional capaz de atuar em processos industriais que envolvem transformação de materiais, por meio de reações químicas e mudanças de estado, por exemplo. Este é, resumidamente, o perfil do engenheiro químico formado pela UFMG.

Uma das marcas do curso, na universidade, é o caráter generalista, mas sem prejuízo ao aprofundamento nos campos de interesse, como metalúrgica, alimentos, biotecnologia e farmacêutica. Segundo a coordenadora do curso, Tânia Lúcia Santos Miranda, “são oferecidos fundamentos sólidos para que o engenheiro químico seja capaz de atuar em várias áreas, o que aumenta a oportunidade de inserção no mercado de trabalho”.

Uma característica singular, entre os cursos de engenharia, é que esta habilitação tem grande participação feminina. De acordo com o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), dos 267 alunos matriculados no curso de Engenharia Química da UFMG no primeiro semestre de 2008, quase metade, 124, são mulheres, o equivalente a 46%.

setaVagas ofertadas: 60, divididas em duas entradas semestrais

Turno: Diurno

width=Duração do curso: 5 anos

width=Unidades da UFMG onde é oferecido: Escola de Engenharia, no centro de Belo Horizonte e  Instituto de Ciências Exatas (Icex), no campus Pampulha