Análise de Sistema e Serviços de Saúde

Sáude assegurada pela gestão

Adesão da univesidade ao plano de expansão da educação abre oportunidades para quer atuar na administração de serviços de saúde

analise_sis.jpg

Um curso no qual os estudantes passam por sete departamentos de três diferentes escolas: Enfermagem, Medicina e Faculdade de Ciências Econômicas. Análise de Sistema e Serviços de Saúde é resultado da adesão da UFMG ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), e está entre os caçulas da UFMG.

O objetivo é graduar um profissional diferenciado em relação aos que já existem na área de saúde. O analista de sistema e serviços de saúde não faz atendimentos clínicos, cirurgias ou diagnósticos, mas deve ter ampla visão a respeito da área e ser capaz de atuar na gestão administrativa dos serviços de saúde públicos ou particulares.

Além disso, o curso proporciona formação humanista, interdisciplinar e crítica, capacitando o graduado a elaborar propostas voltadas para a gestão de saúde e a mediar processos e relações de trabalho. As disciplinas envolvem áreas como economia, demografia e saúde. Na parte prática, a proposta é trabalhar com estágios supervisionados em serviços de saúde como áreas hospitalares.

Para a coordenadora do curso da UFMG, Marília Alves, o curso preenche uma lacuna na formação desses profissionais. “O que há em termos de formação voltada para essa área hoje em dia são cursos de pós-graduação ou especialização. Com o curso de graduação não será mais, por exemplo, um enfermeiro a se tornar gerente, mas um profissional que já surge capacitado para a gestão”, explica.

A professora da Escola de Enfermagem da UFMG, Anadias Camargo, de 67 anos, atuou durante muito tempo na área de serviços de saúde. Formada em Direito e Enfermagem, ela destaca a carência de profissionais na área de análise de sistema e serviços de saúde e considera que os próprios enfermeiros ganham com o curso, já que vão poder se dedicar às suas atividades específicas. “O profissional de serviços de saúde deve gostar do envolvimento com a clientela, esteja ela doente ou não, tendo em vista um atendimento de qualidade“, aconselha.

setaVagas ofertadas: 100, com duas entradas anuais

setaModalidade: Bacharelado

Turno: Noturno

width=Duração do curso: 4 anos

width=Unidade da UFMG onde é oferecido: Escola de Enfermagem, campus Saúde, na região hospitalar de Belo Horizonte

Concorrência no vestibular UFMG: Curso novo

Avaliação no Exame Nacional de
Desempenho dos Estudantes (Enade):
Curso novo

Mercado de trabalho: O campo é novo e há muitas oportunidades a explorar, já que esse é o primeiro curso de graduação em Minas Gerais. Há possibilidades de atuação em gerência de sistema em níveis mais centrais (como ministérios e secretarias municipais e estaduais de saúde), mas também em hospitais e clínicas.

Remuneração média inicial: Não é possível precisar a remuneração desses profissionais, que varia de lugar para lugar e de acordo com o cargo ocupado.

Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG