Saúde da cabeça aos pés

Curso não é voltado apenas para desenvolvimento do esporte de alto rendimento, mas também para as práticas esportivas no cotidiano

educacao_fisica.jpg“Na Educação Física, o aluno não passa o dia jogando bola, nadando ou tomando sol na piscina. Há também disciplinas teóricas. É preciso estar preparado para estudar”, alerta a coordenadora do curso da UFMG, Ana Cláudia Couto. Para ela, embora seja fundamental o gosto pela prática esportiva, o curso não se restringe a essa dimensão.

Há disciplinas que envolvem atividades físicas como musculação ou diferentes modalidades de esporte, mas também uma série de matérias como anatomia, história da educação física, psicologia, sociologia, teoria e prática dos esportes. Além disso, no terceiro período o estudante opta pela licenciatura, se quiser trabalhar com o ensino - desde a educação infantil até o ensino médio – ou pelo bacharelado, podendo atuar neste caso, em espaços como clubes, academias e escolas de esporte.

Na hora de fazer estágios, o aluno pode construir o percurso de acordo com seus próprios interesses, optando por áreas como treinamento, saúde, gestão em políticas públicas, lazer e atividade artística e cultural. Há vários laboratórios como os de Fisiologia do Exercício, Biomecânica, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora e Pedagogia do Esporte. Além disso, o curso conta com projetos ligados à ginástica olímpica, natação, dança e esportes para portadores de deficiências físicas.

Nayara Karina, de 23 anos, está no mercado de trabalho há pouco tempo e trabalha em duas academias. Sua escolha vem da identificação com o esporte desde os tempos de escola. “Nosso trabalho tem um campo de atuação amplo, mas nem sempre é bem remunerado. Além disso, é preciso que se tenha uma postura responsável e ética, pois é uma profissão que lida com a saúde das pessoas, e pode beneficiá-las ou prejudicá-las”.

setaVagas ofertadas: 110, com duas entradas por ano

setaModalidades: Bacharelado e licenciatura

Turno: Diurno

width=Duração do curso: 4 anos

width=Unidade da UFMG onde é oferecido: Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, campus Pampulha

Concorrência no vestibular UFMG
2006 12,78
2007 14,51
2008 17,92

Avaliação no Exame Nacional de
Desempenho dos Estudantes (Enade), em 2007:
5

Mercado de trabalho: O profissional pode atuar em lugares como escolas, clubes, equipes de esporte e academias.

Remuneração média inicial: O salário médio é de R$ 1.300,00 para 40 horas semanais. Já a hora-aula custa, em média, de R$ 15,00 a R$ 25,00.

Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG