Conhecimento sem fronteiras

Parcerias com mais de 200 instituições de ensino superior em todo o mundo fazem UFMG ter índice de mobilidade estudantil para o exterior acima da média

Vinícius Silva

Parcerias e convênios da UFMG com mais de 200 instituições de ensino superior em 32 países de todo o mundo fazem da universidade um território de conhecimento sem fronteiras. Segundo a Diretoria de Relações Internacionais (DRI), só em 2007,160 alunos de graduação partiram para algum intercâmbio. E pelo menos 376 estrangeiros estudam na UFMG, o que corresponde a mais de 1% da comunidade acadêmica, índice considerado alto até para os padrões internacionais. Entre as centenas de visitantes que a universidade acolhe está Florian Blazak. Estudante de Engenharia Elétrica da ESIEE - escola especializada em Engenharia da cidade de Amiens, França - ele veio para o Brasil fazer estágio no Laboratório de Aplicações Industriais da UFMG e conta que a escolha da universidade se deu por sugestão de seus professores. “Precisava fazer um estágio mais técnico, o que não encontro na França. Também queria aprender outra língua”, relata o intercambista.

A estudante de Comunicação Social Renata Gibson fez o caminho inverso: do Brasil para a Europa. Hoje ela aprofunda seus estudos em tipografia na Bauhaus-Universität, na cidade de Weimar, na Alemanha. Renata afirma que a experiência em outro país ajuda a desenvolver um olhar mais analítico. ”Uma conversa de 15 minutos no trem ou durante uma festa pode abrir os seus olhos para algo que você nunca havia questionado antes”, diz a estudante, que só retorna ao Brasil em fevereiro de 2009.

Para a diretora de Relações Internacionais da UFMG, Eliana Dutra, “a diversificação da formação cultural é um dos principais objetivos dos programas de intercâmbio internacional”. Ela acrescenta que a presença de alunos, e também de professores, em outros países permite a disseminação do conhecimento produzido pela UFMG. E a universidade não pára de estabelecer novas parcerias. Além da elaboração de acordos com países como China e Austrália, a instituição também fechou parcerias com empresas privadas. A ArcelorMittal vai oferecer 50 bolsas anuais para alunos da área de Engenharia se deslocarem para intercâmbio, e o Banco Santander vai financiar 20 bolsas anuais para alunos de todas as áreas completarem seus estudos no exterior.