Atenção humana

Grade curricular do curso da UFMG privilegia cenários de práticas reais

enfermagem.jpgO curso de Enfermagem oferece uma série de atividades nas quais o estudante pode ter contato com a profissão, como projetos de extensão e estágios curriculares.

Segundo a coordenadora do curso, Maria José Brito, o currículo dá ao aluno a possibilidade de aprender as técnicas dentro da própria unidade acadêmica, já que privilegia cenários de práticas reais e possibilita o contato direto com a comunidade a ser atendida pelo enfermeiro.

No oitavo período o estágio é voltado para atenção básica, na qual o aluno participa do Internato Rural em cidades do interior de Minas Gerais ou da região metropolitana da capital mineira e tem a possibilidade de ter contato com diferentes comunidades, ao mesmo tempo em que pratica um pouco da profissão. No 9º período, o estágio curricular é centrado na atenção hospitalar. Os estudantes participam de atividades gerenciais ou assistenciais em hospitais de Belo Horizonte.

O estudante também faz disciplinas das ciências Biológicas e Humanas, porque além dos conhecimentos específicos da enfermagem, o curso  privilegia a formação interdisciplinar. Para Maria José Brito, o graduado em enfermagem da UFMG deve dar conta não apenas das demandas de mercado, mas também das demandas sociais e ser capaz de atuar em áreas que vão da atenção primária até os níveis de maior complexidade, podendo atuar em asilos, creches, hospitais, centros de saúde, entre outras instituições.

Lílian Rezende, 31 anos, é aluna do 4° período e diz ter muita certeza da sua escolha pela profissão. Quando se formar, ela quer trabalhar em postos de saúde, de preferência na área materno-infantil. “Gosto de cuidar, de estar junto das pessoas e a enfermagem me permite isso. Não é só ministrar os remédios receitados pelo médico, a profissão faz com que nós olhemos de modo integral para o outro, cuidando do físico, mas também da mente."

setaVagas ofertadas: 96, com duas entradas anuais

setaModalidade: Bacharelado

Turno: Diurno

width=Duração do curso: 4 anos e seis meses

width=Unidade da UFMG onde é oferecido: Escola de Enfermagem, campus Saúde

Concorrência no vestibular UFMG
2006 18,05
2007 20,40
2008 22,16

Avaliação no Exame Nacional de
Desempenho dos Estudantes (Enade), em 2007:
5

Mercado de trabalho: Asilos, creches, hospitais, centros de saúde, clínicas e consultas domiciliares. Com o aumento de programas como Saúde da Família, as vagas têm crescido no serviço público.

Remuneração média inicial: R$ 1.600,00 para seis horas diárias de trabalho.

Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG