Farmácia

Remédio certo para a gestão da saúde

Na UFMG, o estudante vai ter uma visão generalista de todas as áreas: análise clínica, indústria de alimentos, de medicamentos, de cosméticos, farmácia hospitalar e gestão de saúde

farmacia1.jpg

O estudante cursa disciplinas nos Institutos de Ciências Biológicas (ICB) e de Ciências Exatas (ICEx), na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) e na Faculdade de Farmácia.

O estudante do Curso de Farmácia tem oportunidade de participar da iniciação científica, em projetos de pesquisa desenvolvidos no ICB, no ICEx e na Faculdade de Farmácia, do Programa de Monitoria de Graduação, do Programa Especial de Graduação e de outros.

A partir do quarto período o estudante inicia as disciplinas de práticas profissionais, que lhe proporcionam o contato e experiências com as diferentes áreas de atuação do profissional farmacêutico. A Faculdade possui a Farmácia Universitária onde os alunos têm aulas práticas de disciplinas específicas do curso e realizam estágios. No quinto período, o estudante faz a opção por uma das cinco ênfases que são oferecidas no curso de Farmácia da UFMG (Análises Clínicas e Toxicológicas, Alimentos, Indústria de Medicamentos e Cosméticos, Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde e Formação Geral). O estudante pode ainda optar por uma Formação Complementar em Gestão de Empresa Farmacêutica ou uma Formação Complementar Aberta.

De acordo com a Coordenadora do Colegiado de Coordenação Didática do Curso de Farmácia, Micheline Rosa Silveira, os que pretendem ingressar no Curso de Farmácia devem ter afinidade pela matemática, biologia e química, pois são conteúdos essenciais às ciências farmacêuticas. O fato de gostar dessas matérias foi o que motivou a escolha de Aliani Fonseca, de 22 anos, aluna do 7° período da Farmácia. Atualmente, ela faz estágio na área de farmácia hospitalar. "Todo hospital tem sua farmácia e o farmacêutico que é responsável por ela, além, de gerenciar o seu pleno funcionamento para atender a demanda de todo o corpo clínico, participa de diversas comissões constituídas para estabelecerem o pleno funcionamento do hospital, explica".

setaVagas ofertadas: 132, com duas entradas por ano

setaModalidade: Bacharelado

Turno: Diurno

 width=Duração do curso: Cinco anos

 width=Unidade da UFMG onde é oferecido: Faculdade de Farmácia, campus Pampulha

Concorrência no vestibular UFMG
2006 14,04
2007 14,48
2008 16,86

Avaliação no Exame Nacional de
Desempenho dos Estudantes (Enade), em 2007:
5

Mercado de trabalho: O profissional pode atuar em gestão de farmácias comunitárias, análises clínicas, manipulação de remédios em farmácias e drogarias e indústrias de medicamentos, alimentos ou cosméticos.

Remuneração média inicial: R$ 2.208,27 para 40 horas em farmácias e drogarias. Em laboratórios e empresas particulares o valor é de cerca de R$ 2.600,00.

<<voltar

 


Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG