Fisioterapia

Prazer em ajudar os outros

Curso amplia número de vagas com a adesão da universidade ao programa de expansão do governo federal

fisioterapia.jpgA boa notícia é que o curso de Fisioterapia oferece, a partir do próximo vestibular, mais 15 vagas. A ampliação de 25% é resultado da adesão da UFMG ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Públicas (Reuni), projeto do governo federal que visa aumentar a oferta de vagas e cursos de graduação no ensino superior público.

O curso da UFMG forma um profissional generalista, apto a atuar em diferentes áreas, e conta com estrutura curricular bastante ampla. O aluno começa a graduação tendo contato com matérias básicas como anatomia, neuroanatomia e biologia, entre outras. No segundo período, aprende os fundamentos da Fisioterapia, faz visitas técnicas e observação clínica para conhecer melhor o universo profissional. Em seguida, cursa disciplinas específicas da fisioterapia aplicada, tais como pediatria, ortopedia, cardiologia, pneumologia, ginecologia e obstetrícia, geriatria e neurologia.

Os estágios também são bastante diversificados: ambulatorial, nas áreas de neurologia e ortopedia; hospitalar, nas áreas cardiorespiratória e de terapia intensiva; além de centros de saúde nos quais os estudantes têm contato com o campo da saúde pública.

Os projetos oferecidos pelo curso permitem ao estudante trabalhar, por exemplo, nos programas de exercícios físicos para pacientes obesos e hipertensos, desenvolver projetos de iniciação científica nos laboratórios de pesquisa, ser monitores das disciplinas do curso ou participar, ainda, do programa de atividades físicas para idosos, iniciativa realizada em parceria com o curso de Educação Física.

A fisioterapia entrou na vida de Sílvia Gil, de 33 anos, quando sua irmã sofreu um acidente. Acompanhando as sessões de tratamento da irmã e contente com os resultados, logo ela se apaixonou pela profissão. Hoje, formada, considera que o mais gratificante é ver a melhoria da qualidade de vida que ela proporciona às pessoas. “É uma profissão na qual a gente tem a possibilidade de ajudar, acolher, participar da vida das pessoas, e que permite ver os resultados alcançados, mas requer saber escutar o outro, ter paciência”, avalia.

setaVagas ofertadas: 75 vagas, 37 delas destinadas ao primeiro semestre e o restante para o segundo

setaModalidade: Bacharelado

Turno: Diurno

width=Duração do curso: 5 anos

width=Unidade da UFMG onde é oferecido: Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), campus Pampulha

Concorrência no vestibular UFMG
2006 17,98
2007 20,45
2008 26,38

Avaliação no Exame Nacional de
Desempenho dos Estudantes (Enade), em 2007:
4

Mercado de trabalho: Trabalhar com idosos e obesos pode ser uma boa opção. Outras possibilidades são obstetrícia, pediatria, reabilitação física e terapia intensiva.

Remuneração média inicial: varia de R$ 800,00 a 1.500,00 para jornada de seis horas diárias.

Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG