Fonoaudiologia

Aprimoramento da voz

O trabalho do profissional é voltado para a avaliação, o diagnóstico e o tratamento de distúrbios de comunicação e envolve campos como linguagem, audição e voz

fono.jpg

O curso de Fonoaudiologia da UFMG pretende formar um profissional generalista, capacitado para atuar em diferentes espaços - de unidades básicas de saúde a emissoras de rádio e tv –, ajudando quem tem dificuldades com a fala e ampliando a habilidade de quem precisa aprimorar a voz.

As disciplinas cursadas não se restringem à fonoaudiologia, o aluno cursa matérias em 12 unidades acadêmicas, entre elas o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e a Faculdade de Educação (FaE), ambos no campus Pampulha.  No terceiro período, o estudante começa a ter contato com a prática no ambulatório de fonoaudiologia, que funciona no complexo do Hospital das Clínicas (HC) da UFMG, na região central de Belo Horizonte, onde é possível observar de perto a prática e contar com a supervisão de professores.

O curso inclui ainda o ensino obrigatório de Libras, a língua brasileira de sinais para que os profissionais da área também possam atuar no cuidado com deficientes auditivos.

Quando era criança, Alice do Amaral, de 22 anos, precisou fazer tratamento fonoaudiológico e constatou a importância da atividade. Hoje, Alice é aluna do quarto período do curso de Fonoaudiologia da UFMG e participa de um projeto na área de desenvolvimento da linguagem que atende crianças no HC, fazendo avaliações para detectar atrasos na linguagem e, se preciso, fazendo intervenções e orientando as famílias.

Vagas ofertadas: 50, com duas entradas anuais

Modalidade: Bacharelado

Turno: Diurno

width=Duração do curso: 4 anos

width=Unidade da UFMG onde é oferecido: Faculdade de Medicina, campus Saúde, na região hospitalar, centro de Belo Horizonte

Concorrência no vestibular UFMG
2006 9,80
2007 9,80
2008 12,64

Avaliação no Exame Nacional de
Desempenho dos Estudantes (Enade), em 2007:
Sem conceito

Mercado de trabalho: É possível trabalhar com a voz em seus aspectos clínicos em espaços como unidades básicas de saúde, hospitais, creches e maternidades; e em seus aspectos profissionais, em espaços como os veículos de comunicação ou no atendimento a profissionais como professores, cantores e atores.

Remuneração média inicial: R$ 1.805,00 por 20 horas semanais. Para avaliações domiciliares, o valor mínimo é de R$ 80,00 por hora.

Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG