Promoção da saúde

Curso busca a formação de um profissional da saúde, capaz de atuar em diversas frentes

medicina.jpgA Faculdade de Medicina da UFMG é a maior do Brasil em número de vagas. A formação do curso é voltada para que o aluno seja capaz de atuar na promoção da saúde, prevenção das doenças, assistência ao enfermo e reabilitação. O objetivo é formar um médico generalista capaz de atuar na atenção primária à saúde e, se preciso, atender urgências e emergências em áreas como ginecologia, cirurgia geral, pediatria e saúde coletiva.

O estudante recebe atenção diferenciada durante as aulas, já que a maioria das disciplinas do ciclo profissional é ministrada para grupos de apenas dez graduandos. Um dos destaques é o programa Internato Rural, iniciado há 30 anos, que permite que o estudante tenha contato com a prática em cidades do interior de Minas Gerais ou na Região Metropolitana de Belo Horizonte. E não é só no Brasil. A Medicina conta ainda com convênios que possibilitam que os estudantes façam internatos de cerca de três meses em países como Estados Unidos, França e Portugal.

Segundo o coordenador, André Luiz Cabral, o curso está passando por uma reforma curricular que irá ajustá-lo ainda mais às necessidades de saúde da comunidade e à nova realidade sanitária do país, que conta com a estratégia da saúde da família como porta de entrada ao sistema de saúde.

Felipe Bedeschi, de 19 anos, aluno do 1° período do curso, escolheu a profissão pela possibilidade de ajudar os outros. Ele não vê a hora de mergulhar na parte mais prática do curso para começar a ter contato com os pacientes. Por enquanto, suas disciplinas favoritas são anatomia e ciências sociais aplicadas à saúde.

setaVagas ofertadas: 320, com duas entradas por ano

setaModalidade: Bacharelado

Turno: Diurno (integral)

width=Duração do curso: O estudante tem o prazo mínimo de seis anos e máximo de 10 para se graduar

width=Unidade da UFMG onde é oferecido: Faculdade de Medicina, campus Saúde, na região central de Belo Horizonte

Concorrência no vestibular UFMG
2006 31,92
2007 27,94
2008 29,14

Avaliação no Exame Nacional de
Desempenho dos Estudantes (Enade), em 2007:
4

Mercado de trabalho: O setor público ainda é uma das áreas que mais empregam. Com o envelhecimento da população, há boas possibilidades de mercado para a geriatria. A dermatologia e a pediatria são outras áreas com grande potencial.

Remuneração média inicial: O sindicato dos médicos propõe que o valor seja pelo menos três vezes maior que o salário mínimo comum para jornada de 20 horas semanais.

Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG