Nutrição

 Visão global da cadeia alimentar

O nutricionista pode atuar no desenvolvimento de novos produtos quanto no controle de qualidade e da informação disponível nos rótulos

nutri.jpgO curso de Nutrição da UFMG pretende dar ao estudante uma visão global da cadeia alimentar, envolvendo desde a transformação do produto em alimento até a sua integração com o homem. Para isso, os períodos do curso são divididos em módulos: alimento e meio ambiente; alimento, meio ambiente e nutriente; homem X alimento e saúde e nutrição. Ao todo, o curso está envolvido com 17 departamentos da universidade, numa perspectiva interdisciplinar.

As atividades teóricas do curso são acompanhadas de prática monitorada já no primeiro período. O objetivo é inserir o aluno desde cedo no mercado. Outro diferencial é a atividade prática integradora, na qual o estudante tem contato com todos os conhecimentos vistos ao longo do período, conferindo-lhe a possibilidade de perceber os elos entre as diferentes disciplinas.

“Para quem pretende escolher o curso de Nutrição, é preciso gostar de química e biologia. Esses são ingredientes básicos”, avisa a coordenadora do curso da UFMG, Marlene Azevedo.

A partir do próximo vestibular, o curso passa a oferecer mais 12 vagas por ano. O acréscimo de 20% foi possível depois que a UFMG aderiu ao plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), programa do governo federal que objetiva a criação de novas vagas e cursos nas instituições federais de ensino superior.

A nutricionista Meire Mendonça, de 50 anos, trabalha na profissão há 19 anos. Ela conta que no início não tinha em mente escolher o curso de nutrição e chegou inclusive a prestar vestibular para engenharia. Lendo livros sobre o assunto, se interessou pela área e hoje gosta muito do que faz. Meire trabalha com refeições coletivas em uma empresa e diz que os benefícios que a nutrição promove são visíveis: “Quando os funcionários levavam suas próprias marmitas eles adoeciam muito mais, a nutrição promove a saúde dos funcionários com a alimentação mais equilibrada”.

setaVagas ofertadas: 72, com duas entradas por ano

setaModalidade: Bacharelado

Turno: Diurno

 width=Duração do curso: 4 anos e meio

 width=Unidade da UFMG onde é oferecido: Escola de Enfermagem, campus Saúde

Concorrência no vestibular UFMG
2006 17,23
2007 18,05
2008 21,68

Avaliação no exame nacional de
desempenho dos estudantes (Enade), em 2007:
4

Mercado de trabalho: O nutricionista pode trabalhar em áreas como restaurantes, nutrição clínica e saúde pública. Mas o setor que mais contrata são as empresas que atuam no segmento de gestão de cozinhas industriais, nas áreas nutricionais, de controle de custos e qualidade

Remuneração média inicial: R$ 1.323,00 para 40 horas semanais

 

<<voltar

 


Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG