Odontologia

Saúde bucal na mira

Curso busca formar profissionais que saibam trabalhar em equipe e que compreendam os pacientes para além da doença, considerando os aspectos sociais que envolvem os problemas de saúde bucal e a valorização da saúde

odonto.jpgO curso de Odontologia da UFMG é estruturado em dois momentos: disciplinas de conhecimento das ciências básicas, cursadas no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e conteúdos profissionalizante com práticas laboratoriais e clínicas. Essas últimas cursadas na Faculdade de Odontologia, no campus Pampulha.

O estudante desenvolve as habilidades necessárias ao cirurgião dentista praticando a odontologia preventiva, praticando o atendimento das necessidades básicas da população e outros procedimentos clínicos de maior complexidade técnica.

Os laboratórios ensinam, por exemplo, a manipular os materiais odontológicos E A desenvolver aparelhos ortodônticos. O último período inclui estágio supervisionado em cidades do interior de Minas Gerais (internato rural) ou na região metropolitana de Belo Horizonte.

O coordenador do curso João Henrique do Amaral ressalta que a profissão requer sensibilidade humana, paciência, aplicação e estudo contínuo para acompanhar o desenvolvimento científico da Odontologia.

A evolução da tecnologia é também uma das características que mais chamam a atenção do cirurgião dentista José Anchieta Martins, de 70 anos. Há 44 na profissão, ele ressalta: "A evolução da odontologia nesse período foi muito grande, tanto no ramo da odontologia estética e da funcional, quanto na aparelhagem, nas técnicas operatórias".

Com a adesão da UFMG ao plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), o curso de Odontologia passará a oferecer mais 24 vagas na graduação a partir do próximo vestibular. Inicialmente, eram ofertadas 120 vagas.

setaVagas ofertadas: 144 vagas, com duas entradas anuais

setaModalidade: Bacharelado

Turno: Diurno

width=Duração do curso: 4 anos e seis meses

width=Unidade da UFMG onde é oferecido: Faculdade de Odontologia, campus Pampulha

Concorrência no vestibular UFMG
2006 11,73
2007 10,78
2008 13,08

Avaliação no exame nacional de
desempenho dos estudantes (Enade), 2007:
5

Mercado de trabalho: Há oportunidades na iniciativa privada ou como autônomo (profissional liberal), em clínicas, hospitais e serviços públicos de saúde. As oportunidades no mercado de trabalho são mais amplas no Sistema Único de Saúde (SUS) e na saúde da família.

Remuneração média inicial: No setor privado o salário base é de R$ 1.245,00. Já no setor público, incluindo os benefícios da carreira, a média salarial é de R$1.300,00

Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG