Terapia Ocupacional

Cotidiano recuperado

Ajudar os indivíduos que perderam temporária ou definitivamente a capacidade de cuidar de si mesmos, seja nas atividades diárias da vida, no trabalho ou no lazer. É essa, basicamente, a função de um terapeuta ocupacional

Na formação desse profissional, o curso da UFMG inclui um ciclo básico, composto por disciplinas das áreas biológicas, humanas e da saúde; e o  ciclo pré-profissionalizante e profissionalizante, que conta com as disciplinas específicas do curso.

Para quem chega à universidade ainda sem muita noção do que é a Terapia Ocupacional, o primeiro e o segundo períodos contam com matérias como história e fundamentos da terapia ocupacional, que situam os alunos sobre as atividades do profissional da área, que pode trabalhar em setores como saúde mental, gerontologia, reabilitação física dos adultos e desenvolvimento infantil.

Nas aulas laboratoriais, o estudante pode, por exemplo, desenvolver recursos de tecnologia assistida que ajudem o indivíduo a recuperar sua autonomia e participação social.“O terapeuta ocupacional pode criar adaptações simples que não precisam de alta tecnologia para ajudar o indivíduo a se tornar independente. São úteis, por exemplo, objetos simples como talher engrossado, escova de cabo longo ou tapetes antiderrapantes que facilitam a vida cotidiana do idoso”, explica a coordenadora do curso da UFMG, Gisele Alves.

Sandra Aline, de 29 anos, dez deles dedicados à profissão, encontrou na terapia ocupacional a oportunidade de realizar o sonho que tinha desde criança: trabalhar com crianças excepcionais. “É gratificante ver a criança desenvolver seu lado motor, a sua linguagem, vê-la se tornando mais independente no dia-a-dia”, declara.

O curso da UFMG atualmente passa por uma reforma curricular visando ampliar a formação do profissional de terapia ocupacional. Outra novidade é a expansão das vagas. Com a adesão da UFMG ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), o curso de Terapia Ocupacional irá oferecer mais seis vagas por ano, 10% a mais do que até o último vestibular.

setaVagas ofertadas: 66, com duas entradas anuais

setaModalidade: Bacharelado

Turno: Diurno

width=Duração do curso: 5 anos

width=Unidade da UFMG onde é oferecido: Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), campus Pampulha

Concorrência no vestibular UFMG
2006 7,60
2007 10,00
2008 13,66

Avaliação no Exame Nacional de
Desempenho dos Estudantes (Enade), em 2007:
3

Mercado de trabalho: O terapeuta ocupacional pode trabalhar em áreas como saúde mental, gerontologia, desenvolvimento infantil, saúde do adulto, do trabalhador, reabilitação física e desenvolvimento de recursos de tecnologia assistiva.

Remuneração média inicial: varia de R$ 800,00 a 1.500,00 para jornada de seis horas de trabalho

Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG