Ciências Atuariais

Cálculo para a vida

O nome da profissão pode soar estranho para muita gente, mas a maioria provavelmente já usufrui ou ainda vai depender de seus serviços

cienc_atua.jpg

É o atuário quem calcula, por exemplo, quanto uma pessoa deve receber ao se aposentar e o custo de um plano de saúde.

O profissional especializado em mensurar e administrar riscos é cada vez mais cobiçado pelo mercado. Segundo o diretor do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), David Coelho, o aumento da longevidade da população e as constantes inovações no setor fizeram com que o atuário ganhasse  papel fundamental nas atividades financeiras e políticas no Brasil. Isso porque, ao calcular quanto as pessoas devem receber de aposentadoria, o atuário leva em conta, por exemplo, os efeitos desses valores no sistema, evitando um colapso na previdência social. Além disso, a atividade responde hoje por uma fatia importante da economia nacional. “Basta considerarmos que o mercado atuarial é responsável por mais de 3% do Produto Interno Bruto e está diretamente relacionado às atividades formadoras de grandes poupanças no país”, ressalta o diretor do IBA.

Talvez por isso quase todos os alunos que já concluíram o curso de Ciências Atuariais na UFMG saíram empregados, de acordo com o coordenador do curso, Renato Martins Assunção. Para manter os estudantes atualizados em uma área em constante evolução, ele afirma que o currículo está sempre em reformulação. Uma das mais recentes propostas do curso é a inclusão do ensino de resseguros, segmento em expansão no mercado, que engloba as empresas que assumem parte dos riscos e prêmios de outras, ou seja, uma espécie de seguro do seguro.

Para Assunção, o potencial da profissão está em aberto. “É um trabalho que exige disposição para sair de Belo Horizonte, já que os mercados mais oportunos estão principalmente em São Paulo, mas a recompensa é grande, pela alta empregabilidade e boa remuneração”, avalia o professor.

Mateus Pena, de 25 anos, não teve medo de fazer as malas. Três anos depois de se formar em Ciências Atuariais pela UFMG, trabalha numa empresa multinacional de consultoria na área de recursos humanos e previdência em São Paulo. Ele aconselha aos interessados no curso a irem além do aprendizado em sala de aula. “Na prática, a gente precisa do domínio da teoria, mas também de inglês e computação, além de acompanhar a evolução das técnicas de gestão nessa área”, aconselha o ex-aluno.

setaVagas ofertadas: 25, em duas entradas semestrais

setaModalidade: Bacharelado

Turno: Diurno

width=Duração do curso: 4 anos

width=Unidade da UFMG onde é oferecido: Instituto de Ciências Exatas (ICEx), campus Pampulha

Concorrência no vestibular UFMG
2006 7,64
2007 8,40
2008 7,64

Avaliação no Exame Nacional de
Desempenho de Estudantes (Enade):
Curso ainda não foi avaliado

Mercado de trabalho: O atuário pode trabalhar em empresas de consultoria, órgãos públicos, operadoras de planos de saúde e entidades de previdência, seguradoras, resseguradoras, instituições bancárias, financeiras, de capitalização e jogos educacionais. Segundo o Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), as principais empresas privadas de finanças, seguros, capitalização e previdência aberta estão em São Paulo. O Rio de Janeiro, além de abrigar empresas de diversos segmentos, possui ainda duas agências reguladoras, a Susep (Superintendência de Seguros Privados) e a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Em Brasília, além da assessoria governamental para assuntos jurídicos ou de regimes públicos, está instalada também a sede de outra agência reguladora, a SPC (Secretaria de Previdência Complementar). Se forem levados em consideração os planos de assistência à saúde e os fundos de previdência municipais e estaduais, assim como as operadoras de planos de assistência à saúde, há vagas no mercado em todo o território nacional.

Remuneração média inicial: A remuneração do atuário em início de carreira é de R$ 2.500,00 para jornada de 40 horas semanais.

Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG